Como multiplicar o conhecimento sobre organização e produtividade em sua empresa

Esses hábitos são como limpar a mente para conquistar coisas novos. Saiba como adquiri-los

Quem gosta de ter uma casa organizada se sente mais produtivo para encarar os desafios do dia? A mesma teoria serve para dentro de uma empresa. Um local de trabalho onde se preza a responsabilidade, ganha em funcionários com sede de sucesso.

Aqui na MetLife nós temos certeza de que quanto melhor o ambiente de trabalho, mais forte será a dedicação da equipe. Por isso, vamos mostrar porque é necessário implantar essa dinâmica no seu negócio.

Estatística sobre a produtividade nas empresas

Segundo os dados da Tendências Globais de Capital Humano, 43% das empresas acreditam que programas de bem-estar oferecidos ajudam a reforçar sua missão e visão, 60% acreditam que eles ajudam a reter funcionários e 61% afirmam que melhoram a produtividade e os resultados financeiros. Percebeu como fortalece o sucesso? 

Como expandir a organização e a produtividade? 

Selecione pessoas com qualificação adequada

Contratar um funcionário por ser amigo ou por parecer ter uma boa índole não é profissionalismo, além de não significar o objetivo da inclusão na empresa. Se você deseja alguém com os aspectos citados, selecione pessoas que tenham condições de oferecer o suporte necessário à empresa.

Invista em treinamentos que atraiam tanto os colaboradores novos quanto os mais antigos. O incentivo deve ser constante para que os mantenham atualizados sobre as melhores práticas de suas funções. Portanto, se você busca produtividade, tenha alguém desse tipo ao seu lado. 

Defina metas e objetivos

Alinhar as metas com o funcionário é de extrema importância para trabalhar a organização e a produtividade. Por isso, já na contratação, esclareça valores e metas do colaborador com os da companhia, e, durante o período de emprego, garanta que esta compatibilidade se mantenha.

Selecione papéis e responsabilidades

Para chegar ao objetivo, como ressaltamos no tópico anterior, é preciso deixar claro as funções de cada um dos colaboradores. É necessário ter equilíbrio na divisão das funções: enquanto um funcionário assume diversas tarefas, outros também devem ter a mesma medida para não ocorrer improdutividade e desavenças. 

A divisão deve ser justa, deixando sempre em curso a ordem de prioridades para que não restem dúvidas. Mas é importante manter um canal aberto entre os colaboradores e os líderes. Além disso, o gestor deve certificar-se de que todos estão atendendo às expectativas.

Fica a dica!

Organização e produtividade não são papéis simples de serem adquiridos. É preciso de muita força e persuasão do dono da empresa. Ele é o responsável para que esses valores sejam instituídos na empresa. Aliás, cobrar é fácil, mas para isso é necessário ser o exemplo. Boa sorte!