Como o layout do escritório influencia na produtividade da equipe?

Um espaço atraente e confortável ajuda a reter talentos e atrair clientes

O mundo está mudando e, como não poderia deixar de ser, o mercado de trabalho também. Tudo ficou mais dinâmico e, graças a tecnologia, o trabalho remoto e o home office ganham um número cada vez maior de adeptos. Para reter pessoas e manter a motivação, um ambiente de trabalho atraente e acolhedor passou a ser imprescindível. 

Um escritório com layout correto torna-se um lugar interessante não apenas para os funcionários, mas para os clientes e fornecedores.

A MetLife acredita que é cada vez mais importante aliar trabalho com prazer e qualidade de vida, por isso reunimos alguns fatores que demonstram como o ambiente corporativo pode influenciar na produtividade e dar algumas dicas para você valorizar o layout da sua empresa sem precisar investir em grandes obras.  
 
Priorize o bem-estar dos funcionários 

O primeiro fator que deve ser levado em conta é o funcionário. Afinal, ele passa a maior parte do dia no local e precisa, portanto, de conforto e motivação.  

Lembre-se que um local de trabalho não deve ser apenas bonito, mas também funcional. Problemas como iluminação inadequada e ruídos excessivos geram estresse cansaço e falta de concentração. 

Investimentos em tecnologia (sistemas de videoconferência e de projeção visual, por exemplo) também podem trazer um bom resultado.  
 
Organização é fundamental 

Funcionalidade, beleza e conforto são indispensáveis, mas não se esqueça da organização. Afinal, espaços mal organizados prejudicam a comunicação e consequentemente a produtividade.  
 
Já um local bem organizado e limpo, deixa as pessoas mais motivadas e estimula a produção, além de facilitar a circulação e a interação entre os colaboradores. O resultado é mais agilidade nas entregas e redução de custos. 

Transmita credibilidade e bom gosto

Além de criar um ambiente mais atraente para os seus colaboradores, passar uma boa imagem aos clientes é fundamental para o sucesso do seu negócio. 

A iluminação, a escolha dos móveis, a decoração, a organização e limpeza afetam substancialmente a forma como os clientes veem a empresa. Para transmitir credibilidade e bom gosto, investir no layout do escritório passa a ser imprescindível. 

O ideal é que os clientes e seus funcionários olhem para o seu espaço e identifiquem de cara a imagem da empresa e o que ela pretende passar. Qual é a filosofia da sua marca? Ao planejar a identidade visual do ambiente, não deixe isso de lado. 

E se você quer conhecer mais dados sobre produtividade e engajamento de funcionários, conheça nosso Estudo de Tendências de Benefícios para Funcionários. Você pode fazer o download do estudo aqui.