Como preparar o seu departamento de vendas para a crise

Conheça algumas ações que podem deixar sua empresa menos suscetível aos efeitos da crise econômica

Muitas empresas ainda estão sentindo os reflexos da crise financeira. O aquecimento da economia, por enquanto, não está satisfatório e deve demorar até que se atinja os patamares desejados pelos empresários. 

Diante desse contexto pouco favorável, surge uma dúvida: o que fazer para que o departamento de vendas do seu negócio não seja tão afetado pela retração econômica? Pode até parecer impossível, mas através das dicas da MetLife, você vai perceber que não é. 

Tenha um bom planejamento financeiro

Todo empresário que se preze deve ter um bom planejamento financeiro, caso contrário, sua empresa está fadada ao fracasso. Com a saúde financeira em dia, é possível driblar as adversidades que a crise econômica traz consigo e prosperar no mercado. Com um bom planejamento, as chances do seu negócio afundar são mínimas.  

Vender mais barato

Em uma época em que muita gente está apertada financeiramente, essa é a hora de vender seus produtos ou serviços por um preço um pouco mais em conta. Lembre-se da velha filosofia americana que diz “Vender mais barato para vender mais”. 

Ela faz todo sentido diante do contexto econômico que estamos passando no momento. Se for viável, venda mais barato ou dê descontos para pagamentos à vista. 

Procure fornecedores com preços mais em conta 

Mas para que você venda suas mercadorias por um preço mais acessível para seus clientes, deve conseguir fornecedores que praticam um preço que seja interessante para sua empresa. 

Por isso, faça uma boa pesquisa de preço no mercado e tente negociar um preço que você pode pagar. Opções é o que não faltam. Afinal, a crise econômica é para todos e sua empresa precisa sobreviver. 

Conscientize os colaboradores a economizar

Seus colaboradores devem ter a consciência de que a economia traz diversos benefícios. Por isso, você deve orientá-los a economizar em todos os aspectos possíveis. Uma boa dica para incentivar os funcionários a economizar cada vez mais é estipular uma meta mensal de economia para o setor de vendas. Caso ela seja alcançada, toda a equipe ganha um prêmio que pode ser um happy hour no final do expediente ou um almoço especial patrocinado pela empresa.  

Incentive a prospecção de mais clientes

Não é porque ainda estamos sentindo os efeitos de uma crise econômica, que você deve ficar de braços cruzados sem saber o que fazer. Por isso, incentive os funcionários do departamento de vendas a sempre prospectar mais clientes. 

Quanto maiores forem as chances de sua empresa vender mais, melhor para todos. E isso só acontece quando se tem muitos clientes cadastrados. Independemente da crise, invista na política de prospecção de mais clientes. 

Pode até não ser fácil, mas, seguindo as nossas dicas, sua equipe de vendas estará mais preparada para enfrentar a crise.