Como Sobreviver à Crise

Sobreviver em meio à turbulência: Dicas de como manter a empresa em meio a crise.

Todo empreendedor que começa um novo negócio, faz de tudo para que ele prospere no mercado. A grande questão é quando chegam os momentos de crise e todo o sonho vai por água abaixo. Isso pode ser bastante desanimador. 

Pensando em te ajudar a fortalecer ainda mais o seu empreendimento, a MetLife vai te dar dicas valiosas sobre como a sua média empresa pode sobreviver às mazelas de uma crise financeira. Não é difícil, pode acreditar! 

Entenda a situação atual da sua empresa

Antes de tentar resolver um problema, é necessário conhecê-lo primeiro. Por isso, analise a situação real da sua média empresa e tente descobrir quando as coisas começaram a sair do seu controle. Faça as contas para saber como andam as finanças do seu negócio. Não fuja da realidade, pelo contrário, encare-a de frente e com muito otimismo. 

Renegocie suas dívidas

Entre em contato com seus credores, explique a situação que sua média empresa está passando por causa da crise e tente renegociar suas dívidas. Não negocie valores que não possa honrar, pois sua dívida pode virar uma bola de neve ainda maior. A maioria das empresas aceitam propostas de renegociação, pois é mais vantajoso receber aos poucos do que nada. 

Elimine custos desnecessários

Faça uma análise dos custos que podem ser cortados do orçamento do seu negócio e nas despesas que devem ser reduzidas. Reúna com seus colaboradores, explique a atual situação e peça a colaboração de todos durante o período de crise. Como a união faz a força, tudo pode fluir melhor. 

Separe as finanças pessoais das da sua empresa

Isso é importantíssimo para a saúde financeira do seu negócio. Uma boa dica é abrir uma conta bancária em nome da sua média empresa e não envolver suas finanças pessoais com ela. Tudo que envolver o dinheiro da sua empresa deve ser administrado separadamente das suas despesas pessoais. Caso contrário, pode ser altamente prejudicial, além de deixar tudo desorganizado. 

Mantenha o rígido controle do fluxo do caixa

Para sua média empresa sobreviver à crise, é preciso fazer um bom controle do fluxo do caixa. A dica é utilizar um software que faça o registro de todas as entradas e saídas de dinheiro. Com o fluxo de caixa sempre atualizado, é possível fazer previsões financeiras para os meses seguintes e se precaver para não ficar no vermelho. 

Com as atitudes certas e muita organização, é possível deixar sua média empresa bem longe da crise.