Como transformar seu local de trabalho em um espaço sadio e produtivo

Dicas simples para garantir um ambiente de trabalho focado no bem estar

Espaços de trabalho hoje em dia, e cada vez mais, precisam ser estimulantes, sadios e amigáveis, tudo para que sejamos capazes de realizar nossas tarefas da melhor forma possível, mantendo um alto nível de produtividade. 

Aqui na MetLife nós entendemos a importância de garantir um ambiente estimulante e saudável, afinal isso influencia diretamente na performance de cada funcionário e nos resultados da empresa.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para garantir que o ambiente de trabalho seja seguro, prático e facilitador.  

Entendendo o significado do que é feito no trabalho

Entender o que se faz dentro de uma estrutura empresarial é um ponto primordial para garantir motivação, troca de experiências e conversa. Começar por esse ponto é a certeza de que o espaço e as pessoas irão estar mais leves e amigáveis.

Reconheça as conquistas e elogie os esforços

Mostrar a cada membro da equipe que os esforços realizados estão sendo vistos, é sempre uma boa forma de mantê-los conectados com o local e com seus companheiros.  

Além disso, elogiar as novas ideias e reconhecer é uma boa maneira de mostrar que a empresa está acompanhando o esforço e a busca por resultados. Quanto mais direta for essa comunicação, mais integradas e motivadas as pessoas devem se sentir ao espaço e à empresa.

Saiba dar feedbacks e dividir ideias 

O ambiente de trabalho é coletivo e a comunicação precisa estar sempre afinada. Por isso a preocupação com a forma de comentar resultados, estimular a equipe ou simplesmente dizer um não, é importante para manter tudo funcionando.

Ainda, dividir suas ideias com o time e estar aberto a novas ideias é uma atitude essencial que coloca foco na importância do pensar em novas possibilidades e enfatiza a participação de todos na rotina de trabalho. 

Além do contato humano, pense no espaço físico

E, claro, o espaço físico de trabalho também é importante. Vale a pena ter em mente o quão necessária é a alternância entre momentos de descanso e trabalho para manter uma equipe estimulada. 

Assim, dispor de locais nos quais os funcionários possam pensar, descansar, se reunir e que sejam seguros, faz toda a diferença no rendimento final. A união desses fatores é importante para que todos tenham a oportunidade de se desenvolver de maneira uniforme e satisfatória.

E vale sempre lembrar que além de um ambiente saudável e seguro, a valorização dos funcionários e seus espaços depende de como eles se sentem dentro e fora do local de trabalho. A aposta em alguns benefícios que visem garantir saúde e bem-estar é sempre uma boa ideia e a MetLife pode ajudar nesse processo.