Como usar aplicativos e tecnologia para manter suas equipes alinhadas com a cultura da empresa?

Entenda a importância do recurso para que a empresa e os funcionários andem unidos

Em um mundo com a tecnologia a favor em qualquer circunstância, é cada vez mais visível a instalação de ferramentas nas empresas para alinhar as equipes ao formato exigido pela instituição. O investimento, em grande parte, minimiza os problemas como falta de atraso, duração de tarefas entregue fora do prazo e até no relacionamento entre funcionários.

Nós, da Metlife, acreditamos que toda maneira de criar uma ação qualitativa dentro de uma empresa é sempre bem-vinda. Além disso, com a correria do dia a dia, empregar o que há de moderno leva ao aumento da disciplina e, consequentemente, da produtividade.

Por que a política da cultura organizacional?

Cada vez mais as instituições visam um ambiente prazeroso de trabalho, que mantenha boa comunicação e interação entre todos. Diante disso, os estabelecimentos passam a construir uma cultura própria, na qual reflete ao princípio sobre as quais consolidam ao longo do tempo.

Nesse contexto, é imprescindível que o novo colaborador, quando entra para o time, tenha clareza das metas e dos conceitos que o ambiente propõe. Por isso, com a tecnologia, os métodos de ordem favorecem ambos os lados.

Tecnologia a favor da empresa 

Ainda no início do século XXI, muitas empresas dispunham de controles de tarefas manualmente, o que requer maior moderação para cuidar das equipes. Com a tecnologia ao alcance, a acessibilidade trouxe rapidez, criando maneiras de que o empregado cumpra suas funções dentro do esperado por meio do registro virtual.

Para isso, é válido ressaltar que, para se adaptar ao comportamento do local de trabalho, o contratado entenda a importância da tecnologia para o bem da empresa. Por outro lado, caso ele use uma determinada ferramenta, precisará conhecê-la ou passar por um treinamento para sua execução.

Nessa linha, trazemos dois modelos favoráveis:

A rotina já começa antes de chegar ao trabalho 

Um ponto-chave para que um novo funcionário esteja integrado à rotina empresarial inicia antes de pisar no estabelecimento. Em muitos locais, aplicativos substituem o papel ou a máquina de ponto eletrônico. Nesses casos, o usuário registra a sua entrada e saída por meio do celular ou pelo computador dependendo da proximidade do local de trabalho. A fórmula é econômica e prática.

Registro de tarefas no papel nunca mais

Já não é de hoje que as ferramentas virtuais interferem na execução das atividades. Alguns aplicativos mostram o gerenciamento de tarefas com foco no aumento da produtividade, na organização e na integração. Esses modelos de negócio são práticos e fazem com que os colaboradores “andem na linha”. Muitos deles mostram o tempo em que é realizada uma tarefa e o período estimado para finalizá-la.

Mantenha as comunicações em dia

Uma plataforma bem-sucedida deve manter todos engajados por meio de comunicações claras. Implemente a mensagem da cultura organizacional aos funcionários, e use a tecnologia como o bem para o sucesso do seu empreendimento.