Confira 5 sinais que demonstram que sua equipe está desestimulada

Alguns hábitos ligam alerta para empregados e empregadores

Uma pesquisa americana revelou um impressionante dado em uma publicação de dezembro de 2018: 74% dos funcionários revelaram estar cansados em seus atuais trabalhos. Uma equipe desestimulada é um sinal de negativo, e se manter atento aos sinais é fundamental para que gestores e até mesmo o departamento de recursos humanos tracem planos de ação para reverter a situação.

Aqui na MetLife nos orgulhamos em oferecer um ambiente de trabalho onde você pode desenvolver sua carreira e fortalecer suas habilidades e conhecimentos. Entendemos que a liderança é um ponto muito importante no desenvolvimento profissional, e por isso, nos comprometemos a inspirar os gestores a se tornarem líderes motivadores.

Se você está desestimulado enquanto funcionário, mas ainda não se deu conta de que pode estar sabotando sua carreira, listamos aqui 5 comportamentos que você pode estar demonstrando no trabalho, sem querer, e que significam um alerta vermelho:

1- Procrastinação

Algumas pessoas funcionam melhor sob pressão, mas geralmente a procrastinação - o famoso deixar para a última hora - significa que você não anda priorizando seu tempo da forma correta e fica mais vulnerável a atrasar prazos e a entregar um trabalho abaixo das expectativas. Seja por distração ou má organização do tempo, a procrastinação é um sinal de desestímulo e diminui sim a produtividade e a confiança nas suas entregas.

2 - Atrasos e pouca participação em reuniões

Atrasos eventuais e em situações emergenciais são compreensíveis - e devem ser comunicados com um mínimo de antecedência se possível. Mas e quando isso se torna um hábito? Não precisa ser especialista para sacar que a despreocupação em chegar no horário certo reflete falta de interesse nas suas atividades profissionais. Pior ainda na situação de atrasos em reuniões, pois além de ser improdutivo para o dia de todos, é desrespeitoso com o tempo de seus colegas. E por falar em reuniões, quanto menos você é participativo nas discussões e ideias da pauta, maior impressão de desinteresse você imprime.

3 - Problemas de comunicação

Como você se comunica: seja por e-mails, conference calls, e principalmente, pessoalmente dão o tom de seu relacionamento com seus colegas de trabalho. E-mails mal escritos ou rudes, constantes interrupções durante ligações e reuniões, e até sua expressão corporal e facial indicam se você está "presente" de fato ali ou não. São comportamentos, às vezes, inconscientes, mas que entregam a "mensagem" aos seus colegas e gestores.

Sabemos que nem sempre relações interpessoais são fáceis, mas procure se manter sempre profissional e pare um pouco para pensar antes de responder a alguém que o tenha chateado no trabalho. Inclusive, procure jamais discutir por e-mail, tente resolver as coisas pessoalmente e profissionalmente, da forma mais produtiva e através do diálogo. Nunca desrespeite ninguém!

4- Falta de responsabilidade

É ponto básico que você gerencie suas responsabilidades no trabalho. A situação é ainda mais grave caso esteja envolvido em tarefas de grupo e deixe furos com seus colegas de time. Aliás, se voluntariar menos para projetos e atividades do dia a dia também acendem o alerta do desestímulo.

5 - Distração constante

Se distrair constantemente com o que seus colegas estão fazendo, se dedicar a fofocas no escritório ou perder tempo excessivo nas redes sociais durante o horário de trabalho comprometem seu desempenho, mostram desinteresse e falta de profissionalismo.