A cultura da empresa deve ser respeitada. Entenda o porquê.

Entender a empresa onde você está entrando é o primeiro passo para uma carreira de sucesso

Quando estamos à procura de um novo trabalho é muito importante nos colocarmos algumas questões sobre os lugares com os quais estamos em contato. A cultura seguida por essa empresa está adequada aos meus valores? Os meus valores estão alinhados com o tipo de emprego que estou procurando? Como o meu cotidiano e a minha capacidade de desenvolvimento dentro da empresa será impactada pelo seu modelo?

O mundo está mudando e a forma como encaramos o trabalho também. Hoje buscamos autonomia, liberdade, possibilidade de nos desenvolvermos pessoalmente dentro das nossas atividades e não apenas prestar um serviço. O entra e sai de colaboradores virou rotina nas empresas e é hora de pensarmos o que está dando errado nessa junção entre necessidade do colaborador e exigências das empresas. 

Na MetLife nós trabalhamos sempre com o propósito de elevar o bem-estar de nossos clientes. Com os colaboradores não seria diferente, por isso acreditamos que quando estamos todos alinhados, o trabalho flui muito melhor e ficamos todos satisfeitos e realizados. Entenda a importância de conhecer a cultura da empresa onde você vai trabalhar e como isso influencia a sua própria carreira!

Os Valores das empresas

As empresas costumam apresentar quatro pontos nos quais sustentam o modo de avaliar seu negócio, sua relação com os colaboradores e sua relação com a sociedade. Esse é o primeiro contato que você cria com o que é e o que pretende ser a empresa.

Os Valores são a postura ética da empresa em relação ao seu segmento e ao seu modo de relação com a equipe e com a sociedade. 

Os Valores são uma forma de espelho onde a empresa expressa a sua moralidade. Esse deve ser o primeiro ponto de atenção na hora de procurar por uma nova posição, pois os valores exprimem a alma do negócio. Estar alinhado com esses valores fará muita diferença na sua relação de colaborador com seus líderes a médio e longo prazo.

A Missão das empresas

A partir dos Valores, uma empresa também procura imprimir sua marca no mundo, seja no segmento imediato, seja na comunidade local ou em aspirações maiores. O fato é que a Missão corresponde ao modo como essa empresa procura se fixar no mercado por meio de uma máxima ou uma frase que contemple em si muitos (senão todos) os Valores previamente estabelecidos.

Uma Missão clara e objetiva não só auxilia a equipe de funcionários a compreender melhor seu papel no funcionamento geral, como demonstra também ao mercado e ao segmento a maneira pela qual essa empresa irá se orientar em seu dia a dia. 

Todos nós temos as nossas próprias missões e anseios pessoais para atingir. Será que o seu propósito como ser humano está convergindo com o propósito do lugar onde você quer trabalhar?

A Visão das empresas

A Visão costuma estar intrinsecamente ligada à Missão, sendo essa mais um aspecto de como a empresa alcançará seus objetivos futuros e quais seriam os caminhos para se chegar até lá.

Para tanto é necessário também que toda a equipe esteja alinhada a essa Visão, pois são as pessoas que, em última instância, farão com que as coisas aconteçam. É imprescindível que os colaboradores tenham clareza da visão empresarial para enxergarem além e guiarem o futuro da sua própria carreira também. 

A Cultura das empresas

Finalmente, é na Cultura que temos todo o apanhado ético e moral, além de todo o conjunto de Valores, Missão e Visão do negócio. Ela expressa toda a forma de lidar com seus colaboradores quanto com clientes e fornecedores. 

A Cultura de uma empresa também dita o que ela espera do ambiente interno, da relação entre funcionários, da motivação de cada um, da forma de se portar e de encarar o mundo ali dentro. 

Nesse sentido, cabe às empresas e funcionários um olhar crítico sobre ambições e exigências. As empresas precisam estar abertas para evoluir a sua cultura e abraçar a diversidade dos colaboradores, suas necessidades pessoais e seus desejos de desenvolvimento profissional. 

Por outro lado, cabe aos colaboradores entender como a empresa se fixou no mercado e quais as expectativas dela em relação a eles. É nessa intersecção que a adequação do profissional à empresa garante o primeiro passo para uma carreira promissora dentro do seu novo trabalho!

A MetLife cuida para que você vá mais longe. Conheça nossas soluções de seguro pessoal e fique tranquilo para investir na sua carreira.