Por que a cultura empresarial é tão importante

A cultura organizacional promove um agradável clima entre os funcionários, aumenta o engajamento e a retenção de bons profissionais

Diversas empresas são conhecidas pela sua forte cultura organizacional interna. E isso pode revelar diversos aspectos positivos sobre um negócio. Mas ter uma cultura empresarial não é privilégio somente das grandes organizações. Médias empresas também devem adotar uma. 

A MetLife elaborou este artigo que vai te mostrar a importância da cultura empresarial nas médias organizações. Saiba porque você deve implantá-la, o quanto antes, para se destacar no mercado e entre os seus funcionários. 

O que é cultura empresarial? 

Podemos dizer que é um conjunto de práticas, hábitos, valores e princípios dentro de uma empresa. O principal objetivo é o entendimento de todos os funcionários e a partilha dessa cultura. A boa prática da cultura organizacional não só molda a imagem da empresa, mas pode influenciar no comportamento dos seus funcionários. Saiba porque ela é tão importante: 

A cultura da empresa ajuda a promover um bom clima no ambiente de trabalho

Quando uma média empresa tem uma cultura organizacional que é respeitada por todos, os relacionamentos dentro do ambiente de trabalho tendem a ser mais saudáveis, respeitosos e transparentes. Acontece uma maior sinergia entre os funcionários, o que é vital para a satisfação deles no dia a dia. 

Aumento do engajamento

Quando existe uma cultura empresarial, os funcionários passam a ficar mais engajados com a empresa. Eles acreditam que são, de fato, importantes para o crescimento da organização e acabam se tornando mais ativos. O funcionário tem a consciência de que pertence a uma empresa que o reconhece como sendo alguém importante. 

Maior retenção de bons talentos

Quando acontece um maior engajamento dos funcionários, consequentemente, também acontece uma maior retenção de bons talentos. Existe um aumento do interesse em permanecer trabalhando por mais tempo na empresa, o que é raro nos dias de hoje, principalmente em organizações que não existe essa cultura. 

Processo seletivo muito mais preciso

Determinados comportamentos e valores fazem parte da cultura organizacional de uma empresa e são importantes para ela. Baseando-se nesses conceitos, o setor de Recursos Humanos (RH) pode fazer um processo seletivo com muito mais precisão. É possível escolher profissionais que se identificam com a cultura da empresa ou que têm uma maior capacidade de adaptação. 

Melhor produtividade

Quando existe uma cultura empresarial bem difundida entre os funcionários, aumentam as chances de uma maior produtividade coletiva. Isso acontece justamente por causa de uma maior sintonia da equipe, em que é possível se recuperar até mesmo de uma crise. Lembre-se: a união faz a força! 

Não perca mais tempo e implante já um programa para incentivar a disseminação da cultura organizacional dentro da sua empresa. Seus funcionários agradecem!