De olho nas fronteiras: como respeitar a privacidade de seus funcionários nas redes sociais?
Mesmo que linha entre o público e o privado seja muito tênue, respeitar a privacidade dos colaboradores nas redes sociais é fundamental
Componente essencial da formação de qualquer ser humano, a privacidade é a clássica definição do que é exposto ou não sobre alguém. Mas em tempos em que as redes sociais estão cada vez mais presentes em nossas vidas, surge um questionamento interessante: como respeitar a privacidade de seus funcionários dentro desse ambiente de exposição e sem prejudicar a imagem da empresa? Veja o posicionamento da MetLife sobre esse assunto.
Redes sociais: existe um limite de privacidade?
As redes sociais acabaram se tornando uma espécie de palco onde os usuários postam o que é mais conveniente ou que pode impressionar os outros: viagens, passeios, festas, novo visual, dentre outros. Na contramão de tanta exposição, há pessoas que preferem ser mais reservadas, optando pela privacidade na esfera particular de suas vidas.
Na verdade, o limite de privacidade nas redes sociais é algo meramente conceitual, pois existem controvérsias a respeito. Segundos estudiosos da área, a privacidade nesse tipo de ambiente existe até quando uma pessoa causa nenhum tipo de dano a nada e a ninguém.
A empresa deve respeitar desde que não seja prejudicada
A grande questão amplamente discutida é quando as postagens e compartilhamentos feitos nas redes sociais pelo colaborador podem manchar a imagem da empresa em que trabalha, mesmo que isso seja feito de forma involuntária. Nesse caso, a interferência do gestor deve ser feita e o colaborador advertido.
Por isso, todo funcionário merece ter total privacidade em suas redes sociais, desde que ele conheça esse limite e tenha a consciência de que
tudo que ele postar, chegará ao conhecimento de outras pessoas com boas e más intenções. A empresa em que você trabalha não deve ser penalizada por causa das suas postagens nas redes sociais, certo?
Use com moderação e mantenha o foco no trabalho
Por causa dessa falta de limite, muitas empresas proíbem o uso das redes sociais durante o horário de trabalho para não comprometer o andamento das atividades. Vale lembrar que todos nós somos livres para fazer o que quisermos, mas todo ato, inevitavelmente, gera uma consequência boa ou ruim.
Devemos ter bom senso para tudo na vida e com as redes sociais não é diferente. Dessa forma, ter mais foco no trabalho é muito mais vantajoso para a empresa e para o colaborador. É claro que a empresa também não deve ficar em constante vigilância nas redes sociais dos seus colaboradores, pois isso também é invasão de privacidade. Afinal, o bem-estar deles é importante.
Uma boa dose de bom senso por parte dos colaboradores e uma vigilância que não seja sufocante ao extremo por parte das empresas: essa é a receita da privacidade nas redes sociais.
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