Descubra como economizar tempo na hora de tirar a sua startup do papel

Saiba como colocar o seu projeto adiante sem erros

Em um mundo com tantas transformações, as startups têm chegado com grande força no mercado empreendedor. Esse modelo de negócio está em alta nos últimos anos, trazendo novas possibilidades no mercado, além de estabelecer contratações. No entanto, como em qualquer projeto inovador, há risco de perda total do investimento se não houver organização, e, por isso, existem maneiras simples para que tudo dê certo desde o início.

Nós, da Metlife, entendemos que as startups trazem inovações as quais os modelos atuais já estão no piloto automático. Além disso, elas estimulam o crescimento e o bem-estar de funcionários para tornarem-se cada vez mais engajados no que se propõem a fazer.

Para que você crie sua própria startup com o pé direito, listamos algumas ideias para economizar tempo na hora de tirar o projeto do papel.

Saiba o que você quer e onde deseja chegar

Na hora de criar a sua, pense no que vai ser importante para a sua persona, além de estudar os custos e onde deseja chegar. O ditado “não invente moda” é bem propício nesse tipo de caso, pois arriscar no que não há direção, leva à probabilidade de tudo dar errado antes de chegar no mercado.

Reúna sua equipe e converse sobre os prós e contras

Um segundo passo essencial é reunir sua equipe e discutir os pontos a favor e contra que vão gerar a criação da sua startup. Coloque no papel, a forma mais antiga e simples de anotar dados, e rabisque as despesas, os projetos, os meios de anúncio, a data de lançamento, etc. A conversa com sua equipe gera insights que talvez você nem imagine, e, consequentemente, poupa tempo para a execução do planejamento. 

Sites para delegar tarefas

Ideias em mãos? Então separe as tarefas com todos. Para isso, existem ferramentas e aplicativos que dinamizam o serviço. O Evernote é um excelente exemplo usado por diversos profissionais. Essa plataforma virtual é uma espécie de banco de anotações e de fácil execução para catalogar textos, artigos, imagens ou outros tipos de conteúdo para leitura posterior. Pode ser usado via desktop e celular simultaneamente.

Sem tempo para procurar funcionários, terceirize virtualmente

Se você não tiver tempo ou paciência para procurar uma equipe, poderá usar sites que apresentem candidatos altamente capacitados. Dois exemplos são o Upwor.com ou Guru.com. Em seus catálogos existem talentosos freelancers a baixo custo. O melhor é que os profissionais cadastrados estão interessados em fazer um bom trabalho e com a intenção de integrar futuramente à sua equipe.

Foco para tudo dar certo

Entendeu como pode ser mais fácil dar o pé inicial na sua startup sem consumos abusivos? Após seguir essas pequenas dicas, certamente você terá uma visão mais abrangente para começar e certamente estará na frente de muitos empresários que martelam a cabeça para seguir adiante.

Aqui, na Metlife, nós temos diversos conteúdos sobre gestão que fazem diferença na hora de você colocar seu objetivo em prática. Materiais que certamente não farão você se arrepender.