10 dicas simples para o seu ambiente de trabalho não tirar o foco da sua equipe

Evitar colocar aparelhos de TV, poluição sonora e visual no setor e não permitir que nada tire o foco da sua equipe. Conheça outras.

O ambiente de trabalho é primordial para o bom desempenho de uma equipe. Mas para que os resultados esperados sejam alcançados, esse local pode interferir positivamente no dia a dia de todos os colaboradores.

Para que o ambiente de trabalho da sua empresa seja o mais harmonioso possível e não tire o foco da sua equipe durante a execução das tarefas, preparamos 10 dicas simples, mas que podem ser de grande valia. Acredite, é possível!  

 

Evite colocar aparelhos de TV

Aparelhos de TV ou que emitem sons podem atrapalhar bastante a concentração da sua equipe. Por isso, evite colocar televisores ou monitores informativos dentro do ambiente de trabalho. Tenha um espaço reservado para essa finalidade.  

 

Cuidado com a poluição sonora

Barulho excessivo de equipamentos ou de muitas pessoas em um mesmo ambiente, pode atrapalhar bastante o foco no trabalho dos seus colaboradores. Por isso, evite qualquer tipo de ruído constante no seu local de trabalho. 

 

Poluição visual também distrai

Um ambiente com muita poluição visual, pode, inevitavelmente, tirar o foco da sua equipe de trabalho. Por isso, deixar o local mais sóbrio possível e sem nada que distraia seus colaboradores, é fundamental. 

 

Não deixe muitas pessoas em uma única sala

Isso pode interferir negativamente no desempenho de toda a equipe e acabar tirando o foco dela. Além de ficar desconfortável, o excesso de ruído pode incomodar bastante e causar muita distração, por diversos motivos. 

 

Estabeleça um momento para usar o celular e redes sociais

Tudo o que é combinado não sai caro, certo? Para manter o foco da sua equipe de trabalho sempre em alta, estabeleça um momento destinado ao uso do celular ou das redes sociais, nem que seja alguns minutos. Isso pode fazer muita diferença. 

 

Ofereça uma sala para descanso

Na hora do almoço ou do intervalo durante o expediente, ter uma sala climatizada, com sofá e TV pode restaurar as energias dos colaboradores, para que continuem mantendo o foco no trabalho.

 

Cuide da temperatura da sala e das condições dos móveis

Quase ninguém se sente confortável em trabalhar em um ambiente com uma temperatura que cause desconforto e com móveis ou equipamentos que não permitem manter o foco nas atividades. Por isso, não se esqueça destes detalhes. 

 

Cores neutras são as mais indicadas

Trabalhar em um ambiente com cores de tons claros ou suaves pode permitir uma maior concentração dos seus colaboradores. Uma boa dica é o uso da cor branca ou azul claro. Esqueça as cores fortes, definitivamente. 

 

Cada colaborador com sua a ferramenta de trabalho

Pode ser extremamente desagradável ter que ficar pedindo toda hora alguma ferramenta de trabalho emprestada ao colega de trabalho. Além de causar atrasos na execução dos processos, pode tirar o foco de toda a equipe. 

 

Oriente para que as conversas paralelas sejam evitadas

É esperado que toda a sua equipe tenha esse bom senso, mas é sempre pertinente orientá-la sobre como as conversas paralelas e que não dizem respeito ao trabalho, podem atrapalhar o foco de todos.

 

Seguindo nossas dicas, você poderá ver que seu ambiente de trabalho contribuirá para uma maior produtividade.