10 Dicas para suas equipes remotas não perderem o foco e a produtividade

Com transparência, política de comunicação e processos definidos, distância física é quase imperceptível

O mundo está mudando. O avanço da tecnologia, os altos custos para manter um espaço físico próprio e o estresse no deslocamento até o trabalho são alguns dos fatores que fazem com que muitas empresas optem pelo trabalho remoto. 

Trata-se de uma tendência que cresce cada vez mais no Brasil e em outros países do mundo, mas a medida requer alguns cuidados para não atrapalhar a gestão dos negócios nem tornar o relacionamento dos colaboradores muito impessoal.

Boas práticas de gestão são sinônimos de ótimos negócios e colaboradores leais. Por isto, a MetLife traz 10 dicas para que duas equipes apresentem uma performance ainda melhor com o trabalho remoto.

1 - Ferramenta de gestão

Um dos riscos de gerenciar equipes que trabalham remotamente é perder o controle sobre as atividades executadas por falta de comunicação. Para evitar o problema, uma sugestão é pesquisar ferramentas online para gestão de tarefas, que facilitam na definição da atividade de cada membro da equipe e racionaliza os prazos.

Elabore um plano de trabalho, defina a periodicidade para avaliação da performance dos colaboradores e, desta forma, você perceberá que nem precisa estar próximo da sua equipe para obter um resultado de excelência.

2 - Transparência

A comunicação é imprescindível para uma boa gestão. Um bom e velho diálogo cara a cara, com auxílio gestual, expressão facial e sutilezas comuns quando se conversa “ao vivo” podem evitar ruídos e mal-entendidos. Ações como a elaboração de um manual de procedimentos corporativos pode dar um norte aos colaboradores. Outra medida interessante é trocar informações com relatórios periódicos dos integrantes das equipes.

3 - Cultura empresarial

Com a distância, o colaborador se afasta do dia a dia da empresa e pode esquecer-se dos seus valores e missão, por isto, nunca é demais reforçar a cultura empresarial. A divulgação dos avanços recentes da empresa para atingir as metas, as conquistas e novidades motivam equipes e envolvem todos em um só objetivo.

4 - Investimento em tecnologia

Para gerenciar uma equipe remota, é preciso investir em tecnologia para promover reuniões, compartilhar documentos e conversar com o colaborador sempre que necessário. Através dos chats, áudio e vídeos, é possível promover prestação de contas e aproximar o funcionário, construindo relacionamento. 

5 - Horário regular

Uma das vantagens do home office é justamente a flexibilidade de horário, no entanto, esta liberdade não deve ser confundida com falta de comprometimento. Uma boa estratégia para evitar acordos truncados é estipular horários para reuniões online e apresentar o resultado do trabalho.

6 - Foco nas metas

Estabelecer metas é fundamental para manter a produtividade dos colaboradores no home office. O desafio pode ser diário, semanal ou quinzenal e são os feedbacks e reuniões que fecharão o ciclo de cada etapa.
 
7 - Reunião presencial

Promover café, jantar, happy hour e eventos maiores esporadicamente aproxima a equipe e beneficia os trabalhadores remotos com a sensação de pertencimento.  Os encontros também são boas oportunidades para comemorar as conquistas da empresa.

8 - Horário

Apesar da flexibilidade da carga horária, o empregador deve prestar atenção para não cobrar resultados em horários inapropriados. Combinar o momento para a entrega das tarefas e pausas é fundamental para a rotina e para o bom relacionamento com os empregados.

9 - Campanhas de conscientização

O ambiente laboral influencia e muito na performance de um profissional. Mas, como no home office não há um técnico de segurança do trabalho para avaliar itens como iluminação, postura e infraestrutura adequada, campanhas de conscientização constantes podem ajudar o colaborador a identificar os fatores do seu escritório particular que atrapalham na performance.

10 - Gratidão

Fazer o colaborador remoto se engajar nos projetos da corporação, mais do que executar tarefas diárias, é um desafio diário que pode ser cumprido com medidas simples que dependem de uma política de comunicação transparente e constante para obter resultado. Por isso, reconheça o valor do seu colaborador e agradeça sempre que possível.