Dicas que todo funcionário sênior deveria dar aos novos estagiários

Confira dez conselhos de quem já viveu a experiência com êxito

Integrar seus funcionários é um ponto importante para criar um ambiente de trabalho mais saudável. Trabalhar para um bom relacionamento entre empregados nos mais variados tipos de funções e níveis hierárquicos na companhia é um esforço primordial em um mundo tão colaborativo, que consolidou a palavra "equipe" como "time" nas empresas.

A MetLife opera em mais de 40 países, com 58 mil funcionários, e acredita sempre na comunicação e interação como forma de caminhar em direção a uma cultura de trabalho o mais transparente possível em todos os nossos times mundo afora.

Viabilizar uma interação regular entre estagiários e executivos sênior, por exemplo, pode ser enriquecedora para ambas as partes. Esta simples ação promove um canal de comunicação aberta e de compartilhamento de ideias e oportunidades para que todos possam aprender uns com os outros.

Aliás, muitas empresas investem em plano de carreira, e muitos funcionários que hoje ocupam cargos sênior, de gestão e até diretoria já passaram por posições júnior e/ou começaram como estagiários ou trainees. Sendo assim, profissionais que viveram essa experiência deixam 10 dicas para que os estagiários tenham sempre em mente, e aproveitem a jornada da melhor forma possível:

1- Sugue ao máximo a experiência dos mais velhos

Essa é a chance de você combinar todo o aprendizado da sua formação acadêmica com experiências vividas por profissionais que lidam com situações reais todos os dias. Lembre-se que você é um aprendiz e ter um mentor pode ser o grande trunfo desse período. Pergunte sempre que tiver dúvida, nunca tenha vergonha de perguntar!

2- Seja responsável com seus deveres

Leve com a mesma seriedade todas as tarefas que forem destinadas a você, desde as mais criativas e divertidas até as mais chatas e simples. Seja organizado e entregue sempre seus projetos dentro do prazo determinado e com qualidade, sem procrastinação.

3- Seja participativo em reuniões

Esteja presente de corpo e alma em reuniões. Traga frescor, energia e novas ideias para o time sempre que puder. É uma grande oportunidade de mostrar seu lado criativo para a equipe e seus líderes.

3- Tenha um bom relacionamento com todos

Para algumas pessoas é um tanto difícil se ambientar em um local onde todos já se conhecem, mas lembre-se que entrosamento é fundamental para um bom trabalho em equipe. Almoços e pausas de descanso são ótimas oportunidades de socialização.

4 - Profissionalismo sempre

Aja de forma profissional e respeitosa com seus colegas. Não caia na cilada das fofocas de escritório e evite vocabulário e posturas inapropriadas. Lembre-se que estágio é trabalho e não colônia de férias.

5- Seja um bom ouvinte

Seja para ajudar seus colegas a resolver demandas, ou mesmo no momento de ouvir críticas construtivas sobre seu trabalho, como um aprendizado e não como um "ataque" pessoal.

6- Mostre interesse por um plano de carreira

Demonstre interesse em conhecer os objetivos da área e da empresa como um todo e procure deixar claro aos seus colegas e gestores o quanto gostaria de um plano de carreira na companhia.

7- Pontualidade

Respeite horários e assiduidade. Imprevistos acontecem, mas devem ser avisados sempre e com a maior antecedência possível. Atrasos em reuniões imprimem desrespeito aos seus colegas que chegam no horário marcado.

8- Seja pró-ativo

Ofereça ajuda aos seus colegas sempre que puder, entendendo que você é tão parte do time quanto eles. Voluntarie-se para tarefas do dia-a-dia que possam desafogar a equipe.

9 - Jamais brigue no trabalho

Sempre que ouvir algo que o deixe chateado, pare, respire e pense antes de responder. Procure resolver a situação da forma mais educada e profissional possível. Jamais reaja com brigas no ambiente de trabalho e nem por e-mail ou mensagens!

10 - Observe e pergunte

Observe como os funcionários interagem uns com os outros e pergunte como os times em geral colaboram entre si e com que frequência. Empresas que promovem abertura entre áreas tendem a manter seus funcionários de forma mais engajada, inovadora e por mais tempo.