Dicas para a rotina na empresa ser mais leve e feliz no dia a dia

Com pequenas mudanças na rotina é possível deixar o ambiente de trabalho muito mais acolhedor e prazeroso

Palestras motivacionais falam da constante necessidade das empresas inovarem e investirem em recursos que tragam mais satisfação e motivação para seus colaboradores. Isso é bastante saudável e deve ser feito. Mas como deixar a rotina de trabalho na empresa mais leve e feliz no dia a dia? 

A MetLife acredita que o bem-estar é fundamental para que tenhamos uma vida mais saudável e preparou algumas dicas sobre esse assunto. 

Evite pessoas tóxicas

Estamos lidando, diariamente, com seres humanos repletos de emoções e sentimentos. Fofocas, comentários maldosos ou  humor intempestivo de alguns colaboradores podem afetar todos os membros de uma equipe e deixar o clima tenso.

Dessa forma, evite pessoas tóxicas que só querem saber de fazer intrigas e não agregam em nada os objetivos em comum da empresa. Se as más atitudes já fazem parte da rotina da organização, é melhor rever a posição do colaborador na empresa. 

Espaço físico para relaxar

Todos nós precisamos de intervalos regulares durante o expediente e de diferentes formas de interação social. Por isso, que tal providenciar um espaço com mesas para lanches, TV, sofás confortáveis, estantes com livros para leitura ou até uma mesa de jogos? Isso pode tornar o ambiente de trabalho mais estimulante.

Além de deixar a rotina mais saudável, estimula ainda mais colaboradores a serem mais produtivos. Mas tenha a certeza de que este ambiente seja especialmente destinado para o relaxamento e descanso e não atrapalhe quem está trabalhando. 

Almoços e lanches coletivos 

Essa é uma forma simples de deixar a rotina organizacional mais produtiva e alegre. Almoços e lanches coletivos podem melhorar consideravelmente o relacionamento de sua equipe de uma forma mais natural, estabelecendo muito mais harmonia entre os integrantes. 

E você não precisa gastar muito dinheiro para fazer isso. Às vezes, uma pizza ou alguns petiscos no final do expediente já motiva mais gargalhadas, além de promover uma maior interação entre os colaboradores. Isso deixa a rotina muito mais leve no dia a dia. 

Cuide da saúde mental da sua equipe

Um ambiente de trabalho que se preocupa com a saúde dos colaboradores é ideal para qualquer pessoa, além de ser uma das maiores formas de se alcançar o sucesso. Mas não é somente a saúde física que estamos falando: a saúde mental também é importante para que seus funcionários saibam lidar diferentes situações emocionais. 

Dessa forma, que tal promover uma vez por semana um dia especial com sessões de yoga, meditação ou ginástica laboral para os colaboradores? Isso pode amenizar consideravelmente o stress do dia a dia e causar uma satisfação muito maior com a empresa. 

Vale de tudo para que a rotina da sua empresa seja mais produtiva, leve e descontraída. Esperamos que nossas dicas lhe ajudem a construir um ambiente mais agradável para seus colaboradores. No final, todos saem ganhando!