Dicas para Líderes

Estimular o poder de uma parceria, oferecer ajuda. Veja 4 dicas para líderes que o fundador do LinkedIn tem para dar.

Uma das redes de contatos profissionais mais famosa do mundo, o LinkedIn, faz parte da vida da maioria das pessoas que estão no mercado de trabalho. Independente do cargo que ocupam, essa rede social de trabalho é fundamental para aproximar líderes de liderados e compartilhar informações.

Para incrementar ainda mais a sua carreira, a MetLife vai te dar quatro dicas do fundador do LinkedIn, Reid Hoffman, destinadas aos líderes. Afinal, são eles que contribuem para uma equipe de trabalho ter mais eficiência. 

Ofereça ajuda

Reid Hoffman nos diz que: “A melhor forma de chamar a atenção de uma pessoa ocupada é ajudando-a”. Antes de qualquer coisa, um bom líder deve oferecer ajuda para sua equipe de trabalho, principalmente se ela estiver muito ocupada. 

A disponibilidade em ajudar é a chave de qualquer relacionamento saudável, principalmente no que diz respeito ao ambiente corporativo. Este espírito de ajuda a equipe pode fazer o líder ser ainda mais respeitado e querido pelos subordinados.  

Não demore a conceber estratégias ou tomar decisões

Para Hoffman, a velocidade é tudo, principalmente no que diz respeito a tomar decisões importantes ou pensar em estratégias para resolver algum problema. Quanto mais astuto o líder for, melhor para sua equipe e para a empresa como um todo. 

Ser rápido requer simplicidade, procurando transformar algo que seja complexo em simples. Um bom líder não complica as coisas mas tenta deixar tudo da forma mais simples e objetiva possível, o que facilita para sua equipe. 

Para cada fraqueza existe uma força correspondente

As pessoas têm seus pontos fortes e fracos. Para Reid, se o líder tentar amenizar uma determinada fraqueza, é muito provável que também esteja eliminando a força correspondente, o que não é interessante para sua equipe. 

Ele sugere que, ao invés de tentar gerir seus pontos fracos, o líder deve tentar transformá-los em forças. Agindo dessa forma, as dificuldades do dia a dia parecem ficar mais amenas, o que torna a gestão de uma equipe mais fácil. 

Faça das pessoas parceiras de verdade e elas te recompensarão

Reid Hoffman afirma que “a vida é um esporte em equipe e qualquer coisa significativa que acontecer contigo será por intermédio de outras pessoas”. Fazer os membros da sua equipe se tornarem seus parceiros de verdade, pode trazer grandes recompensas para um líder. 

A resposta para isso é simples: eles irão trabalhar mais e melhor, em todos os aspectos. Um líder que, ao invés de subordinados, tem parceiros, consegue resultados muito melhores no dia a dia, pois sabe que pode contar com sua equipe para o que der e vier. 

Coloque os valiosos conselhos do fundador do LinkedIn em prática e seja um líder diferenciado.