Diretoria deve ter perfil em rede social?

Será que o comportamento de um líder nas redes sociais pode ser bom para a sua conduta?

Hoje em dia, as redes sociais tomaram conta do cotidiano das pessoas, seja para comentar sobre alguma polêmica ou para publicar informações sérias. O grande problema é a maneira do uso indevido. Muitos diretores de empresas se questionam se devem ou não fazer parte desse clube online.

É possível sim que uma pessoa a qual ocupe cargo superior em uma empresa tenha conta nas redes sociais, embora seja imprescindível se respeitar e ser respeitado por quem o segue.

Nós, da MetLife, acreditamos que a medida adequada é usar o bom senso para se comunicar com o mundo virtual. Por isso, selecionamos alguns pontos interessantes para que a presença online de um líder seja valorosa.

Use perfis diferenciados

Separar o perfil pessoal do profissional é um artefato necessário para que a vida nas redes sociais seja equilibrada. Ele serve para se conectar com pessoas cujo interesses são comuns, como compartilhamento de artigos e de informações do mundo empresarial, além de cultivar e aumentar o networking.

Já no lado pessoal você pode usufruir para postar seus momentos de lazer, incluindo fotos de festas e de viagens com amigos e familiares, sem que haja conversas e fofocas indesejáveis.

Saiba bem o que está postando

Como falamos acima, o equilíbrio é a melhor maneira para lidar com as redes sociais. Portanto, compartilhe somente aquilo que realmente é relevante e que vai gerar algum valor para sua empresa. Evite memes, gifs ou posts indesejáveis de duplo sentido para não criar um clima frustrante entre os demais. Como também conteúdos polêmicos que envolvam religião e política para fugir de debates desnecessários.

Respeite a concorrência

Falar mal das empresas do mesmo segmento só “queimará seu filme”. Caso a concorrência esteja passando por uma crise, não crie postagens que deixem o clima desanimado. Afinal, o mercado vai e volta, portanto, um pode precisar do outro para alavancar a carreira.

Preocupe-se com as fotos que você posta

Ao participar das festas da empresa fora do expediente, uma boa dica para o funcionário é retirar o crachá, e, caso tenha uniforme, trocar a roupa logo que sair da empresa.

Fique atento!

Pesquise como é o procedimento em cada rede social. O Facebook, o Twitter, o Linkedin e o Instagram – as redes mais acessadas – apresentam características bastante distintas, como as demais.

E não esqueça, você é o diretor e precisa melhor disciplina diante do restante dos funcionários, independente em qual perfil você vai se comunicar mais. Em caso de dúvida, converse com toda a diretoria e outros líderes se aquele é o momento ideal para a divulgação.