Diversifique o programa de benefícios da sua empresa e aumente a produtividade dos seus funcionários

Um pacote de benefícios pensado com base na necessidade de seus funcionários é um importante fator para reter e aumentar a produtividade.

Quem trabalha feliz e com saúde trabalha melhor, concorda? Pensando nisso, algumas empresas estão diversificando seus programas de benefícios e oferecendo aos funcionários vantagens que vão além do plano de saúde. Para atrair novos talentos e reter quem contribui para o sucesso do negócio, empregadores têm pensado em planos de benefícios cada vez mais flexíveis, olhando para as necessidades individuais de cada talento e em recursos que auxiliem a sua saúde financeira.


Aqui na MetLife estamos focados em compartilhar dados e tendências que ajudem os empregadores a estruturar uma cesta de benefícios cada vez melhor e mais adequada aos seus funcionários, como ferramenta importante no aumento de engajamento e lealdade. No Estudo da MetLife sobre Tendências de Benefícios para Funcionários (2018), nos deparamos com diversos insights interessantes.

Descubra o que os funcionários querem. Cada um deles.

Uma das grandes descobertas foi que, cada vez mais, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é um dos diferenciais procurados por novos talentos e funcionários de organizações com diversos tamanhos e objetivos comerciais.

Em nossa pesquisa, no entanto, apenas 35% dos funcionários entrevistados disseram sentir essa preocupação em seus empregadores. E mais:  30% consideram ter a possibilidade de flexibilizar as suas condições de trabalho algo fundamental. E isso passa por poder personalizar seu pacote de benefícios (61%), mudar seu horário de trabalho (58%) e poder trabalhar de casa (58%).

A grande chance dos empregadores é criar esse ambiente: onde o equilíbrio entre a vida profissional/pessoal possa acontecer, mediante flexibilização de horários e espaços de trabalho. 

Outro fator que pode influenciar na produtividade e retenção dos funcionários é a insegurança financeira. Nosso estudo indica que 37% dos entrevistados concordam que passam mais tempo pensando sobre as finanças pessoais durante o trabalho do que deveriam. A dica é pesquisar e levantar junto a seus funcionários o nível de conscientização sobre a importância da educação financeira. Mas, vá além: ofereça ferramentas orçamentárias e de planejamento. Além disso, forneça programas para incentivar que os funcionários economizem já que a maioria dos empregadores brasileiros não os oferece. Mostre-se preocupado com o futuro e a capacidade de planejar e realizar sonhos!

Invista na qualidade de vida do funcionário

Quando o assunto é saúde, além de oferecer seguros é fundamental investir também na prevenção. O grande insight de nosso estudo é que isso deve ser encarado da forma mais global possível.

Que tal ir além do básico e oferecer um programa abrangente que ajude os funcionários em todo o espectro da saúde, desde a formação e conscientização, prevenção e monitoramento até a mudança de comportamento e, se necessário, intervenção na saúde?

Isso vale principalmente para uma mudança de foco das abordagens tradicionais. Nosso estudo identificou, por exemplo, que a "dupla" estresse e depressão figura como uma das cinco preocupações mais presentes quando o assunto é risco à saúde. Tanto para empregadores quanto funcionários.

Aumente o valor de sua organização criando programas que atuem na diminuição das inseguranças de seus funcionários em campos como saúde e finanças. 

Procure um bom corretor

Há dezenas de seguradoras no mercado, com uma cartela de opções de seguros que se adaptam a todos os tipos necessidades. Para escolher as opções mais adequadas para a sua empresa, contrate um profissional especializado.

Só ele tem conhecimento para ajudar você a avaliar cuidadosamente as opções de seguro disponíveis no mercado, comparar os preços e a qualidade e, a partir daí selecionar as melhores opções para o seu negócio.

Talvez você não consiga oferecer muitos benefícios adicionais, mas pode encontrar maneiras criativas de oferecê-los a seus funcionários. Um bom profissional pode ajudar muito na hora de montar esses pacotes.

A MetLife criou um espaço especial onde estes e outros aprendizados decorrentes de nosso estudo estão disponíveis para download e discussão. Acesse agora a página especial do Estudo da MetLife sobre Tendências de Benefícios para Funcionários (2018) e fique por dentro de todos os detalhes.