É cada vez mais fácil aprender online e de graça

Em tempos de 'fake news', plataformas com cursos de universidades renomadas ajudam a navegar em mar seguro

Viver na era da informação é ter que se adaptar, constantemente, ao intenso surgimento de novas tendências. Isto é especialmente forte nos negócios. Entender quais são os melhores processos e tecnologias para produção, gestão e marketing é tão importante quanto conhecer seu produto e seus clientes. E isso tudo muda rapidamente. Para manter-se atualizado, uma boa opção é fazer, com frequência, cursos online que ajudem a consolidar um amplo leque de conhecimentos úteis sobre um determinado tema. 

Na MetLife, também valorizamos o aprendizado constante, para nos adaptarmos e entendermos, todos os dias, o cenário atual. Foi assim que nos tornamos pioneiros em benefícios para funcionários ao longo de nossos 150 anos de experiência, entendendo que, em um mundo conectado, segurança e qualidade são tão importantes quanto agilidade e engajamento com nossos clientes. 

Plataformas de ensino são mais confiáveis que redes sociais 

Embora seja possível encontrar muitos cursos de qualidade em redes sociais de grande alcance, como YouTube, Facebook e LinkedIn, estas plataformas também podem gerar incertezas e confusão sobre a veracidade e a confiabilidade do que está sendo transmitido. Algumas plataformas voltadas para e-learning tendem a oferecer conteúdo mais confiável em tempos de turbulências provocadas por notícias falsas e desinformação.

Nestas plataformas, as aulas são planejadas com didática de ensino e produzidas por especialistas - muitas vezes, por profissionais que dão aulas nas melhores universidades do Brasil e do mundo, como USP, Unicamp, Carnegie Mellon, Harvard, Columbia, Berkeley, Stanford e MIT, além de empresas como IBM e Google.

Para ajudar você a navegar por esse amplo e frutífero mundo dos cursos online, separamos algumas dicas de onde encontrar boas aulas para empreendedores de diferentes áreas. 

Sites oferecem de cursos de atualização a pós-graduação

Coursera tem mais de 2.500 cursos, em diferentes níveis, incluindo mestrados e certificados profissionais. Alguns cursos são gratuitos e estão entre os mais buscados do mundo para ensino à distância. A plataforma promete ensinar uma nova competência em até 6 semanas, e oferece aulas em mais de 30 línguas diferentes, incluindo português. Segundo a empresa, desde 2012, foram mais de 31 milhões de usuários registrados na plataforma. Entre seus cursos voltados para negócios, há uma ampla oferta, como habilidades de negociaçãomarketing digitalestratégias de negóciosquestões jurídicas e criação de startups

Outro porto seguro para encontrar bons cursos online é o Edx, plataforma que acumula mais de 20 milhões de usuários em todo o mundo. Entre seus cursos focados em empreendedorismo e negócios, há opções sobre finanças, os desafios globais nos negócios e técnicas como design thinking e de lançamento de produtos inovadores. A maioria dos cursos no Edx são em inglês e, apesar de gratuitos, oferecem opções pagas para quem quer receber um certificado após completar todas as aulas e tarefas.

Não faltam opções

Não deixe de conferir também o Khan Academy. Embora seus cursos sejam mais básicos, podem ser muito úteis para quem está começando a se aventurar por uma nova área e precisa, por exemplo, de noções de estatística, de criação de páginas web e de gerenciamento de banco de dados

Finalmente, a plataforma Udemy também é uma ótima opção e oferece mais de mil cursos gratuitos sobre negócios - quase todos em português, inglês ou espanhol. No catálogo de cursos do Udemy há diversas opções para aprender a usar softwares úteis para gestão, como Project ou Excel avançado. Ele também oferece bons cursos de metodologias ágeis, como o Scrum.

Recursos para criar seu próprio curso online

Mas se você já estiver bastante familiarizado com o mundo das aulas online, também há plataformas pensadas para ajudar você a desenvolver seu próprio curso e capacitar seus funcionários através do ensino à distância. O EAD Box e o Edools, por exemplo, são duas boas opções para ajudar a tirar do papel este tipo de ideia.

Qualificar-se e manter-se atualizado nunca esteve tão acessível. E você, o que gostaria de aprender hoje?