E-sports: será que é um negócio viável para pequenas empresas?
A modalidade vem crescendo no mundo todo e pode ser um bom nicho de mercado para sua empresa
Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre e-Sports, mais uma novidade (talvez nem tão nova assim) que o mundo globalizado e em constante transformação trouxe para nós nos últimos anos. Mas você sabia que muitas empresas estão investindo em times de esportes eletrônicos através de patrocínios e times?
Aqui na MetLife gostamos de trazer sempre as últimas novidades do mundo dos negócios e também dicas para seus empreendimentos. No entanto, apesar de ser uma tendência para grandes empresas, o mesmo vale para o seu pequeno negócio?
O que são e-Sports
Inicialmente voltado para um público muito pequeno e de nicho, os e-Sports, ou jogos eletrônicos, tiveram início ainda na década de 1970, nos Estado Unidos. Com o passar dos anos e a crescente popularidade dos videogames, empresas do ramo passaram a organizar competições maiores nos anos 1980 e 1990.
A partir da década de 2000 o esporte eletrônico passou a ter ainda mais visibilidade, e em 2010 já eram organizados 160 torneios por ano com alguns sendo transmitidos por canais esportivos do mundo todo.
A popularização do streaming nos anos seguintes fez o esporte eletrônico crescer rapidamente, sendo a principal fonte o site especializado em transmissões de jogos de e-Sport, o Twitch, lançado em 2011.
Vale a pena investir em e-Sports?
Diversas empresas têm entrado para o ramo dos e-Sports, através do patrocínio de equipes ou criação de times para competições que movimentam milhões em prêmios e infraestrutura.
O mercado de jogos eletrônicos está em plena expansão no mundo todo e no Brasil não é diferente. Quando separamos por país, os entusiastas brasileiros ficam em terceiro lugar no ranking mundial, atrás apenas da China e dos Estados Unidos, com 7,6 milhões de pessoas assistindo aos campeonatos profissionais mais de uma vez por mês.
Portanto, um bom ganho para a sua empresa nesse quesito seria apostar em anúncios e estratégias de marketing voltadas para esse nicho de mercado, principalmente se sua empresa atua no ramo de tecnologia e inovação.
Tags: