Empreendedorismo feminino: 4 exemplos de sucesso para você se inspirar

Mulheres que transformaram suas habilidades e contextos de vida em oportunidades para criar negócios e prosperar no mercado

Vivemos em um mundo cada vez mais moderno, em que homens e mulheres lutam por seu lugar ao sol. O empreendedorismo feminino vem ganhando destaque nos últimos anos no Brasil. Algumas mulheres transformaram suas habilidades e contextos de vida em ótimas oportunidades de empreender e prosperar no mercado. 

Nós da Metlife trabalhamos para que seu empreendimento tenha prosperidade no mercado, de todas as formas.  Por isso, você vai conhecer 4 exemplos de histórias de empreendedorismo feminino que se tornaram um verdadeiro sucesso e inspiram muita gente. 

Tânia Gomes

Tânia Gomes é um exemplo clássico de como o segredo para nosso sucesso está bem perto da gente. Ela estava cansada de procurar sapatos da sua numeração e não encontrar, por isso, decidiu vender sua parte da empresa de marketing digital da qual era sócia e abrir um e-commerce que vendia calçados femininos de números 33 e 34. 

Tânia viu no próprio problema um mercado em potencial para ser explorado. Para tocar seu projeto, ela contatou 15 dos principais fabricantes do Brasil e os convenceu a criar uma parceria com sua loja para montar seu estoque. Atualmente, Tânia já ultrapassou a marca de 120 clientes distribuídos em 11 estados brasileiros. 

Ana Fontes

Ana Fontes é um exemplo inspirador para profissionais que desejam se realocar no mercado de trabalho. Após 17 anos trabalhando como executiva e insatisfeita com a própria carreira, ela decidiu largar o emprego e apostar em um antigo sonho pessoal: empreender. No início, foram diversas dificuldades enfrentadas para no conquistar seu espaço no mercado por ser mulher. 

Pensando nisso, ela criou uma rede online com dicas, fóruns de discussão, notícias e informações relacionadas ao empreendedorismo feminino. Na rede, mulheres que decidem empreender podem ser unir, apoiar, trocar dicas, informações e debater acerca de suas empreitadas no mundo do empreendedorismo. O site já possui mais de 36 mil inscritos.

Luiza Helena Trajano

Essa é uma das histórias de empreendedorismo feminino mais conhecidas em todo Brasil. Luiza Helena Trajano é uma das grandes responsáveis pelo desenvolvimento de umas das maiores redes de varejo do país, o Magazine Luiza.

Depois que Luiza Helena assumiu a liderança da empresa na década de 1990, o negócio de família transformou-se e se expandiu por quase todo o país. A empreendedora transformou uma pequena empresa em uma rede com mais de 700 lojas espalhadas por 16 estados brasileiros. Luiza também é reconhecida como uma grande incentivadora das mulheres que desejam empreender no Brasil. 

Chieko Aoki

Chieko Aoki é outro exemplo de como a sua experiência como empregada pode servir de aprendizado para empreender no futuro. Ela atuava como diretora de marketing de uma rede de hotéis de luxo desde a década de 1980. Em poucos anos, Chieko assumiu a presidência da empresa. 

Em 1997, ela resolveu montar o próprio empreendimento utilizando todo o conhecimento que acumulou ao longo de sua carreira. Chieko fundou a rede Blue Tree Hotels, que já conta com mais de 20 unidades espalhadas por diversos estados brasileiros, além de ser uma referência na área. 

O empreendedorismo feminino pode até ter seus obstáculos, mas como muito foco, trabalho e vontade de agregar valor na vida das pessoas, tudo fica bem mais fácil. Acredite, é possível fazer sucesso como empreendedora. 

 A Metlife sempre pensa no progresso da sua empresa, em todos os aspectos. Oferecemos diversos tipos de seguros para empresas para que você e seus colaboradores fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.