Empreendedorismo interno: ideias inovadoras de sua equipe podem transformar a sua empresa

Crie um ambiente favorável e se surpreenda com a criatividade do seu time

Em um mundo que muda cada vez mais rapidamente, as empresas estão constantemente em busca da inovação e de ideias transformadoras. O que muitos empreendedores não percebem é que muitas dessas ideias surgir dentro da própria empresa. 

Seja em uma grande corporação ou em uma startup, sempre há colaboradores dipostos a encontrar oportunidades e implementar novidades. Esse movimento, conhecido como intraempreendedorismo, vem sendo cada vez mais praticado pelas empresas. Mas será que seu negócio tem um ambiente apropriado para incentivá-lo? 
 
A MetLife acredita que ideias criativas são capazes de transformar não só uma empresa, mas a sociedade. Por isso, vamos dar algumas dicas para você estimular os seus funcionários a ter ideias inovadoras e aproveitar o melhor delas em benefício do seu negócio.  

 
1- Descubra se o seu time se sente livre para criar

Se você acha que os seus colaboradores sugerem poucas ideias novas, talvez o problema esteja na falta de autonomia. A sua equipe tem mesmo liberdade para criar? Se é uma dúvida, seja direto e pergunte a eles o quanto se sentem verdadeiramente donos do seu papel na empresa.  

Você pode estabelecer conversas individuais ou aplicar uma pesquisa. Depois de ouvi-los e identificar os pontos críticos, deixe claro que você está aberto a mudanças e dê ao seu time não só liberdade, mas ferramentas para criar. Evite estabelecer rotinas burocráticas e repetitivas, desafie as pessoas e seja flexível. 

2- Crie um canal para registrar as novas ideias 

Nem sempre é necessário organizar uma reunião para ouvir sugestões da equipe. Boas ideias surgem a todo momento e, muitas vezes, quando menos se espera. 

Para que elas não se percam, ou demorem a ser ouvidas, utilize ferramentas para agilizar a comunicação com a sua equipe. Podem ser coisas simples, como um mural ou uma lousa. O importante é que eles se sintam ouvidos e estimulados a inovar. 

4- Reconheça, elogie e mostre a evolução das ideias

Nada mais frustrante para um funcionário do que ter uma ideia aprovada e não ver as coisas acontecendo na prática. Portanto, dê continuidade ao que foi proposto e aprovado.  

Dê transparência à comunicação, mostre quais projetos estão em andamento (e em que etapa) e quais já foram implementados. Dessa forma, você não só estimula esse funcionário a dar novas ideias como motiva todo o time a fazer o mesmo. 

5- Convide pessoas inspiradoras para compartilhar experiências

Nada como conhecer experiências bem-sucedidas para se inspirar. Pensando nisso, que tal convidar profissionais de outras empresas que possam compartilhar com a sua equipe casos bem-sucedidos de inovação? 
 
Essa iniciativa pode ajudar a sua equipe a sair da zona de conforto enxergar além da rotina do escritório. 

 
6- Estipule metas 

Você já sabe que o surgimento de boas ideias não depende só de mentes criativas, mas de um ambiente que estimule essas mentes. Por isso, estabeleça objetivos claros a sua equipe. Estipule metas, ofereça benefícios extras e premiações.  
 
Sabendo exatamente onde devem chegar, seu time certamente vai ajudar você a transformar o seu negócio.