Empresa de um homem só: quais são os riscos e os benefícios?

Consultores, entre outros profissionais que trabalham sozinhos, abrem mãos de alguns pontos, mas ganham em outros

Em um determinado momento, muitas pessoas pensam em construir uma carreira sozinhas, deixando do vínculo empregatício para seguir a própria trajetória. Nessa mudança de vida existem diversas vantagens e riscos.

Aqui na MetLife nós acreditamos que para chegar ao sucesso é preciso ter determinação. Por isso, é importante estar ciente que para almejar a própria independência profissional seja necessário equilibrar os prós e os contras.

Como avaliar?

Podemos pensar em duas profissões que estão na moda. Os donos de startups e os consultores são alguns dos exemplos de especialistas que trabalham sozinhos, precisando conquistar sua própria clientela e fazer o nome para crescer diante dos concorrentes.

É muito comum as pessoas pensarem que é só glamour, viagens maravilhosas, faz apenas o que gosta, é bem pago, etc. Entenda que qualquer parte em nossa vida profissional ou pessoal, isso depende.

 Lado bom

- Liberdade para escolher seus projetos/clientes: você pode procurar um possível influenciador que o ajude a lucrar, fugindo daqueles trabalhos ou clientes chatos.

- Liberdade de agenda/horário: se você está cansado de sair cedo e voltar no horário de rush, com o seu próprio trabalho é você quem determina a sua rotina de entrada e de saída.

- Mais ganhos/maiores margens: O gosto de faturar não se define apenas no âmbito financeiro, mas é um passo para entender que se o seu trabalho foi bem feito, assim você conseguirá outros na mesma linha com os mesmos ou possíveis novos clientes.

 Lado ruim

- Tudo depende de você: saiba que tudo está em suas mãos, sejam os gastos, o trabalho árduo, os erros, os acertos, as críticas, enfim... você precisa estar preparado para todos os tipos de obstáculos

- Muitas viagens: pode ser desgastante estar sempre em um lugar diferente, isso porque a rotina do empresário muda. Pelo lado financeiro, viajar a trabalho requer gastos com reuniões com clientes, passagens, hospedagem, enfim. Um detalhe: aos que odeiam entrar em um avião, é preciso buscar a melhor maneira para relaxar na hora da partida.

- Engolir sapos e aguentar calado: esse tópico mostrar a força que o profissional ter para lidar com outras pessoas. Ao trabalhar por conta própria, é preciso de disciplina e equilíbrio, pois você só pode contar consigo. Então se alguém o trata mal, busque alguma maneira para apaziguar a situação, ainda mais quando existe cliente em potencial.

 Detalhes importantes:

Antes de tomar a decisão final, reflita sobre esses pontos:

Seus objetivos – por que você deseja buscar empreender?

Seu perfil quais são suas características e preferências: você produz melhor à noite? É propenso a riscos?

Elos pessoais ser solteiro ou casado com filhos faz diferença na sua dinâmica.

Momento de carreira – a fase em que se encontra irá impactar no seu cotidiano de atividades?

Se você está certo em partir para essa nova empreitada, atente-se a todos os pontos comentados e siga em frente. O sucesso só depende de você!