Como será a empresa do futuro?

Saiba quais serão as principais tendências das empresas do futuro e deixe o seu negócio preparado

Falar sobre o futuro pode ser desafiador, complexo e empolgante. Por diversas vezes, esse tema é abordado com certo sensacionalismo, o que nos faz refletir sobre possíveis mudanças em todos os âmbitos.

Por exemplo, você já se questionou sobre como serão as empresas no futuro ou quais serão as profissões que vão estar mais em alta baseadas nas expectativas dos clientes? Veja a análise da MetLife a respeito desse polêmico assunto, mas que interessa muita gente.

Criação de novos modelos de negócio: esse é um dos desafios

As mudanças no futuro não dependem apenas de novas tecnologias. É claro que elas são fundamentais em todo o processo, mas toda inovação precisa de um modelo de negócios que seja autossustentável e que possa criar valor para atender as necessidades específicas de um público. A tecnologia é a nossa principal aliada, mas quando se trata de criação de modelos de negócios, ela é apenas uma ferramenta que deve ser bem utilizada.

Home office: uma das tendências no futuro

Hoje em dia, milhares de empresas já adotam o modelo de trabalho home office, que só traz vantagens. O funcionário pode desempenhar suas funções que faria na empresa, dentro da sua própria casa, o que permite ter muito mais qualidade de vida. Graças à tecnologia e essa flexibilidade, o modelo de empresas com equipes remotas está cada vez mais sendo adotado e promete crescer ainda mais no futuro.

O futuro é híbrido

Com o avanço da robótica, cerca de 75 milhões de empregos serão extintos pelos próximos 4 anos, segundo uma pesquisa norte americana recente. O mais interessante é que surgirão cerca de 120 milhões de empregos que ainda não existem. Daqui algumas décadas, a tendência é que haja uma maior interação entre máquinas e seres humanos para um futuro mais híbrido e eficiente para toda a sociedade.

Conhecimento através de EAD

Novamente, a tecnologia aparece com nossa aliada no processo de aprendizagem. O modelo de educação online permite que uma pessoa tenha um aprendizado mais dinâmico, além da aquisição das competências necessárias para a sua profissão. Essa tendência promete ganhar ainda mais fôlego e fazer parte de um segmento das empresas do futuro. Afinal, aprender no conforto de casa e ainda com baixo custo, não vai sair de moda tão cedo.

Capacidade de autogestão

A autogestão também faz parte das empresas do futuro. Isso pode significar, a médio prazo, uma linha de trabalho com mais liberdade e sem aquele controle rígido sobre o desempenho dos colaboradores. Isso porque o mundo corporativo está caminhando para uma cultura com menos hierarquia e muito mais colaborativa. No futuro, o feedback será feito em tempo real e mais dinâmico. Além disso, todos os funcionários podem ter maior autonomia para controlar seu próprio desempenho.

Estabilidade no emprego através do networking

Podemos dizer que está surgindo um novo conceito para o termo estabilidade, que estará mais ligado ao potencial de empregabilidade de um colaborador do que ao seu próprio emprego em si. Se estabilidade significa começar em um emprego e permanecer nele até se aposentar, no futuro, o trabalho passará a ser sob demandas de curto prazo, onde a rede de contatos é primordial para que isso se realize.

Por isso, que tal preparar sua empresa para tudo que o futuro nos reserva?