Empresa Líquida: Entenda uma das formas gerenciais mais promissoras dos últimos tempos

Agilidade estrutural, grupos preparados para mudanças e possibilidade de crescimento amplo, esses são alguns dos benefícios desse modelo empresarial

O mundo está mudando mais rápido do que nunca. Mas como seria se levássemos essa velocidade e intensidade para as empresas? Como elas passariam a funcionar? Bem, mudanças e adaptações muito rápidas e drásticas já existem no mundo empresarial e as empresas que melhor lidam com essa possibilidade são conhecidas como ‘Empresas Líquidas’.

Aqui na MetLife, acreditamos que ter poder de adaptabilidade, garantir liberdade para as equipes de funcionários e buscar se adequar às necessidades do mercado são características que garantem evolução. 

Separamos alguns pontos interessantes sobre as empresas que têm no conceito líquido o seu grande diferencial.

Entendendo o que é uma empresa líquida 

É importante ter em mente que uma empresa líquida não significa um negócio com alto nível de liquidez ou com um estoque grandioso, mas sim uma estrutura capaz de se adaptar de forma rápida a mudanças em todas as escalas.

O conceito vem como parte do termo criado pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman que, em 2000, lançou o livro Modernidade Líquida no qual comenta sobre o fim das ideias e conceitos sólidos e a mudança para um conceito líquido, algo sem barreiras e altamente adaptável. 

Alto poder de crescimento em diversas frentes 

Entre as principais vantagens de uma empresa líquida estão a velocidade na tomada de decisões, possibilidade de expansão em diversas áreas e capacidade de coordenar equipes multidisciplinares de forma concreta e inventiva. 

Exemplos como Uber, Airbnb, entre outros nomes, são referências em seus segmentos e não possuem um produto concreto. Ou ainda, se pensarmos em instituições maiores - como Google e Amazon - que além da área que dominam, também experimentam crescimento vertiginoso em diversos segmentos comerciais, veremos traços ‘líquidos’ em suas formas administrativas.

Logo, apostar nessa forma de conduzir os negócios, atualmente, é uma das melhores maneiras de conseguir crescer em várias frentes, de forma flexível e exponencial. 

Testando novas possibilidades e criando novos mercados

Com o conceito de empresa líquida compreendido pela equipe tanto a rotina de trabalho muda - com possibilidade de horários e formas de trabalho menos rígidos - quanto às possibilidades de testar, implementar e se desfazer de políticas corporativas de maneira mais simples. 

Essas possibilidades viabilizam a criação de novas ideias dentro de uma mesma estrutura e o melhor aproveitamento de toda a equipe. Algo que melhora desempenho, taxa de satisfação dos funcionários e índices financeiros.

Desenvolver uma empresa líquida ou buscar gerar formas menos concretas de gerir um negócio é uma aposta realmente definitiva para quem busca crescimento em conjunto com times motivados e a exploração constante de novas fronteiras.