Empresas minimalistas: entenda o conceito

Focar no que realmente importa, sem desperdícios e excessos, pode tornar sua empresa minimalista

Um dos principais objetivos de qualquer organização é ter resultados que sejam satisfatórios, mesmo que os desafios diários sejam significativos. Uma boa forma de alcançar êxito é adotar uma estratégia minimalista no dia a dia. Mas o que é minimalismo e por que sua empresa deve adotar essa estratégia?

Para ajudar você a refletir sobre o seu negócio, a MetLife preparou alguns direcionamentos sobre o tema.

O que é minimalismo?

Podemos dizer que minimalismo, no sentido amplo da palavra, significa uma forma de pensar e agir com foco no que realmente é importante. O conceito principal do minimalismo é que nós só devemos ter aquilo que realmente tem utilidade e nos faz feliz. O minimalismo é o inimigo número 1 do consumo desenfreado e sem necessidade, na maioria das vezes.

Além disso, o minimalismo prega uma atitude muito mais sustentável. É um conceito, portanto, que tem o potencial de trazer novos desafios para as empresas, uma vez que pode se refletir em um sistema de gestão sem excessos e desperdícios, com foco na satisfação do cliente.

Defina tudo que for essencial

Se a sua ideia é implantar os conceitos do minimalismo em sua empresa, primeiramente, você deve saber qual é o real objetivo do seu negócio e o que sua empresa propõe a entregar para os clientes. Definir tudo que for primordial no dia a dia, traz muito mais clareza para colaboradores, clientes e fornecedores. Dessa forma, tudo fica muito mais simples!

Reduza e simplifique as coisas

Pode até parecer contraditório, mas quanto mais objetivos sua empresa tiver, maiores serão as chances de nada dar certo e o fracasso bater a porta. O primeiro passo é simplificar suas metas, pois isso facilita bastante para alcançá-las. Quanto mais simples, melhor para todos.

Privilegie a qualidade e nunca a quantidade

Uma empresa minimalista é aquela que busca a excelência sem desperdício. Vale ressaltar que é a qualidade de um produto ou serviço que define suas vendas. A quantidade delas é apenas uma consequência de um trabalho bem executado.

Não se esqueça de simplificar a vida do cliente

A criatividade pode ajudar ou atrapalhar o gestor que deseja que sua empresa prospere no mercado. Você deve se perguntar com frequência se tudo que está sendo feito está facilitando a vida de todos os seus clientes ou somente dos seus colaboradores. Pense nisso!

Opte por processos simples que tragam resultados claros

Um dos principais desafios de todo gestor é optar por processos que sejam simples para seus colaboradores, mas que ao mesmo tempo, tragam o retorno esperado. Por isso, a filosofia minimalista pode ajudar na definição do que realmente é relevante em seu negócio.

Sacrifique o que não contribui para sua empresa

Pode até não ser fácil abrir mão de processos, velhas ideias e até produtos que, com o passar do tempo, perderam a eficácia e a relevância. Mas isso é necessário para que sua empresa alcance o êxito mais rapidamente. Sacrificar o que já não tem função faz parte de uma empresa minimalista, além de ser um exercício de inteligência.

Está vendo como o minimalismo pode ajudar sua empresa a se destacar no mercado e deixar tudo muito mais simples e fácil? Agora é só colocar nossas dicas em prática.