Os 10 hábitos de ouro de empresas produtivas
Como foco em inovação e agilidade de processos, empresas produtivas têm muito a ensinar.
Em um mundo cada vez mais competitivo, a arena do embate às vezes é a cabeça dos envolvidos na gestão de pequenas e médias empresas. Como manter o diferencial em mercados agressivos? Segundo os gurus modernos, o segredo seria em manter a produtividade. Mas será que dá para aprender a ser produtivo?
Nós da MetLife acreditamos que produtividade tem a ver com a sintonia entre desejo e conclusão de tarefas. Não importando o seu tamanho e complexidade. Para ajudar a ilustrar isso, trouxemos 10 exemplos de empresas altamente produtivas para você, gestor, se inspirar. Vamos lá?
1. Gestão de tarefas levada a sério
Sem se preocupar com as modas e aplicativos famosos, empresas produtivas fazem a correta aplicação de conceitos básicos na gestão de tarefas, como categorização de urgências, medição de tempo de conclusão entre outras.
2. Trabalham com prazos reais
Em decorrência disso, procuram demandar as tarefas dentro de prazos reais de confecção. Ou seja, nem tempo de mais, que poderia ser usado para uma nova atividade, nem tempo de menos, o que sempre prejudica a qualidade.
3. Equipes bem dimensionadas
Isso nos leva ao terceiro hábito de empresas produtivas: com tarefas e prazos bem acertados, as equipes ficam melhor dimensionadas. Isso representa lucratividade, estabilidade e todo mundo mais seguro de seus projetos internos e pessoais.
4. Olhar crítico para os processos - melhoria constante
E por falar em projetos internos, empresas produtivas estão de olho na melhoria de seus processos internos a todo o momento. Mais do que isso, têm a capacidade de manter um olhar crítico em seu funcionamento. Sem apegos ou critérios emocionais com relação a esta ou aquela atividade.
5. Foco no conhecimento incremental
Em função disso, acabam por gerar uma rotina de fomento ao conhecimento incremental. Explicando: cada novo aprendizado é rapidamente multiplicado e utilizado para a melhoria interna da produtividade da própria empresa. Ou seja, todos os times, gerência, direção e presidência estão sempre aprendendo.
6. Análise de resultados realista
Quando os indicadores chegam, empresas produtivas não os mascaram. A análise fria dos dados, leva a conclusões melhores e planos de ação mais eficientes.
7. Ferramentas certas, nem mais, nem menos
Nada de deslumbre com as "nuvens" da moda. Quando o assunto é contratação ou aquisição de novas ferrementas de trabalho, a empresa altamente produtiva pensa no retorno sobre o investimento.
8. Trabalhar melhor e não trabalhar mais rápido
A produtividade já foi vendida de várias maneiras, inclusive a partir da ótica de que "quem é mais produtivo trabalhar mais horas e rende mais". Na verdade, todo o esforço das empresas altamente produtivas tem a ver com trabalhar melhor. E isso se traduz em processos mais ágeis, em tempo justo de entrega e rotinas de trabalho mais fluidas. A ideia é trabalhar para a entrega. E se possível dentro do expediente.
9. Cuidado com qualidade de vida das equipes
Tudo isso até aqui não valeria de muita coisa se o foco das empresas não fosse na qualidade de vida dos funcionários. Entendia de forma ampla, essa característica envolve pensar não somente as pausas e expedientes, mas também justa remuneração e políticas inclusivas para que a diversidade seja a tônica de ambientes focados em inovação.
10. Compromisso com a reinvenção constante
E, para concluir, empresas produtivas entendem que ciclos vêm e vão e que os seus planejamentos internos e planos de ação devem refletir um ritmo de inovação constante. Seja para se adequar a seu mercado de forma competitiva, seja para enfrentar os desafios que a sociedade reinvindica.
Para concluir, hábitos de empresas produtivas podem se adaptar de acordo com o mercado do qual fazem parte. O segredo está em manter o foco na inovação, na agilidade dos processos e na qualidade de vida de todo os envolvidos na jornada de tirar os desafios do papel. Pense nisso!
Tags: