Como montar uma entrevista de emprego diferenciada e alinhada com a nova geração?

Gosto pela tecnologia, planos futuros, passatempo favorito e principais interesses, fazem parte de um bom roteiro de entrevistas para a nova geração

Vivemos em um mundo em que pessoas de diferentes idades e experiências profissionais disputam um lugar no mercado de trabalho. Quando o assunto é entrevistar candidatos, uma dúvida vem à tona: como montar uma entrevista de emprego que seja diferenciada e alinhada com as perspectivas da nova geração? Basta entender quem são essas pessoas.

Nós da Metlife sempre nos esforçamos para que seu negócio seja próspero no mercado. Por isso, você vai saber como montar um roteiro de entrevista que seja diferenciada e que compreenda melhor as pessoas da geração Z, conhecidos como nativas digitais.

Quem faz parte da geração Z?

As pessoas que fazem parte da geração Z são aquelas que nasceram em meados da década de 90 até o início dos anos 2000. Eles são considerados nativos digitais, ou seja, extremamente familiarizados com a internet, redes sociais e telefones móveis.

Suas principais características são a compreensão da tecnologia e abertura social para novos formatos de comunicação, além de estarem praticamente conectados 24 horas por dia. É considerada pelos especialistas a geração mais tolerante que já existiu. Saiba como montar um bom roteiro de entrevista para essa turma:

Gosto por novas tecnologias

Praticamente todas as pessoas dessa nova geração gostam de tecnologia e fazem uso dela, além de estarem abertas a outros meios de comunicação. Ao contrário das pessoas de outras gerações, que são bem mais resistentes à tecnologia, as pessoas da geração Z fazem uso dela todos os dias. Essa abordagem não deve faltar durante a entrevista.

Metas reais para o futuro indica maturidade

Os jovens da geração Z ainda não têm muitos planos para o futuro. Isso é natural até certo ponto, pois eles não têm muita experiência de vida. Mas você deve questioná-los sobre quais são suas metas para um futuro próximo. Que tal perguntar: “Como você pretende estar daqui 5 ou 10 anos no âmbito profissional?” Pode acreditar, muitos jovens já têm metas de dar inveja em muitas pessoas bem mais maduras.

Fique de olho passatempo preferido deles

Pode até parecer engraçado e impessoal esse tipo de abordagem em uma entrevista com um jovem da geração Z. Mas ela diz muito sobre quem você está admitindo para trabalhar na sua empresa. O hobby de um jovem diz muito sobre seus interesses, podendo revelar vícios e até estilo de personalidade. Isso reflete no dia a dia dentro de uma organização.

Atente-se aos seus principais interesses

É bastante óbvio que um jovem de 20 anos, por exemplo, tenha bastante interesses em diversas coisas. Mas parte deles precisa estar alinhada com o que o entrevistador procura para sua empresa. Você não vai admitir um funcionário que tem interesse em culinária se sua empresa atua no ramo de tecnologia, certo? Pelos menos parte dos interesses dos jovens precisam estar alinhados com os da sua empresa. Caso contrário, eles não vão se identificar com a organização e pedir demissão em 1 semana.

Você deve ter notado que um bom roteiro de entrevista para a geração Z, deve ser bem pensado e focado nos interesses dela. Somente dessa forma, pode-se ter uma noção de quem está contratando para seu negócio.

A Metlife sempre pensa no seu bem estar, em todos os aspectos. Oferecemos diversos tipos de seguros para empresas para que você e seus colaboradores fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.