O escritório de sua empresa é acessível?

Todos têm direito ao acesso a seu ambiente de trabalho, independente de suas limitações físicas e sensoriais. Seu escritório pensou nisso?

Para ajudar você, enquanto gestor de empresa, a pensar em como melhorar a acessibilidade em seu ambiente de trabalho, vamos acompanhar o trajeto dos seus funcionários do momento em que chegam até a hora de finalizar o expediente. Vamos lá?

Mais uma dia começa, todo mundo chegando

É claro que, para efeitos práticos, vamos pular toda a parte sobre a acessibilidade em transportes públicos e ruas da cidade, uma vez que não é o foco do artigo. Mas, uma vez na porta, seus funcionários encontram estacionamento com opção de vagas para cadeirantes, idosos ou gestantes? Além disso, roletas têm opção para cadeirantes? Elevadores relevos em braile ou assistentes de voz para os portadores de necessidades especiais?

Muito do que falamos acima é obrigatório em prédios de grandes centros comerciais espalhados pelas cidades do país mas, em alguns casos, como  empresas com prédio próprio ou que aproveitam antigas casas e galpões para instalar aquele escritório bacana, estes itens ficam esquecidos.

Computador ligado, café quentinho. É hora de começar o dia. Será?

Uma vez dentro das instalações, com bom dia dado para os colegas e o computador ligado é hora de começar o dia. Será? As estações de trabalho, ou pelo menos algumas delas, têm adaptação para cadeirantes ou outras necessidades motoras? Além dessa questão arquitetônica, uma boa dica é pesquisar junto ao departamento de TI soluções também para acesso facilitado a softwares que adaptam a experiência de portadores de limitações visuais e/ou motoras. A produtividade de sua equipe agradece.

Hora do almoço!

Essa vale mais para empresas que ou têm sistema de refeitório ou oferecem o espaço para a finalização do almoço de seus funcionários. Nestes ambientes, existe alguma identificação como nos elevadores que mencionamos no início do texto? Ou, até mesmo, uma preparação do terceirizado responsável pelo bandejão para oferecer cardápios alternativos para celíacos e pessoas com outros tipos de intolerância alimentar? Coloque estes itens na lista também!

Banheiros adaptados também são um importante item da lista e afetam diretamente a dignidade e conforto de quem mais precisa. Não deixe de solicitar isso ao arquiteto quando for desenvolver ou reformar o escritório da próxima vez.

Em um rápido exercício, conseguimos identificar os pontos gerais que podem transformar o seu escritório em um ambiente mais inclusivo e igualitário. Continue, agora, a lista com as necessidades específicas de seu ambiente. É um desafio que vai compensar!