5 maneiras criativas de estabelecer metas com a sua equipe

Torne a sua empresa mais competitiva e produtiva

Em um mundo tão corrido, muitos empreendedores esquecem do trabalho motivacional para fortalecer o dinamismo das suas equipes. Transformar o ócio em sucesso não é fácil, porém determinante no crescimento de qualquer projeto. Por isso, uma dica fundamental é estabelecer metas criativas para melhorar o rendimento e a produtividade dos colaboradores.

Aqui na MetLife nós temos certeza de que quanto mais rico o ambiente, a satisfação e a dedicação profissional serão qualidades que aparecerão com força na empresa. Pensando em você, listamos cinco dicas para você propor à sua equipe.

 Crie uma estação de metas por meio da plataforma

O Trello, ferramenta de organização de tarefas, é utilizado em grande parte das empresas, então crie uma lista “Comece aqui” para armazenar todas as ideias, apresentações sobre o projeto e as regras. Deixe tudo claro para que todas as partes entendam o processo.

Logo sem seguida, faça uma nova lista com as tarefas a serem executadas em determinado tempo, e outras mostrando a evolução proposta.

Cada cartão deve conter um projeto específico. Estabeleça uma data de entrega para a conclusão. A qualidade da plataforma é que as pessoas envolvidas têm a escolha de anexar documentos ou apresentações.

Por fim, projetos concluídos e metas alcançadas podem ser movidos para a lista intitulada “Concluído”, em que vai constar a realização de quem finalizou e se foi feito da maneira correta. É só você acompanhar e avaliar quem merece o prêmio.

Coloque um telão com o score da equipe

Como em um jogo de boliche, quem joga adora acompanhar a pontuação dos demais, apostando em que conquistará o primeiro lugar.

Na empresa você pode estipular as metas de uma forma semelhante. Coloque um telão na sala principal ou espalhe monitores com a pontuação de cada participante. Essa é uma forma de atrair a atenção dos colaboradores para concluir suas atividades, além de tornar um ambiente mais divertido.

Caixinha, obrigado!

Coloque copinhos na mesa de cada colaborador. A cada tarefa concluída, o líder adiciona uma moeda ou algo que simbolize a sua vitória. Será divertido o funcionário brincar com o seu copinho cheio (ou vazio) diante dos outros.

Crie metas para grupos separados

É importante pensar que nem todos os funcionários têm o mesmo tipo de conhecimento e experiência profissional. Assim, elabore três faixas de metas: para os novatos, os intermediários (aqueles que estão algum tempo na empresa e possuem cargos menores) e para os mais experientes. Cada grupo com valores que sejam compatíveis aos seus cargos.

Analise as metas passadas e faça um compilado

Às vezes, buscar algo inovador não é o melhor naquele momento. Uma saída palpável é analisar o mercado de trabalho atual e assim escolher o tipo de meta a realizar.

Por exemplo, você fez um levantamento financeiro e identificou que a meta de quatro anos atrás rendeu satisfatoriamente. Se for o caso, use as metas daquele ano, porém com algumas modificações.

Atenção!

Certifique-se que essas metas sejam, justas e transparentes, evitando qualquer tipo de privilégio ou discriminação.