Estresse: Entenda os sintomas que essa síndrome pode causar na sua equipe

Saiba como neutralizar uma das principais doenças do século XXI

Com a redução das fronteiras entre vida pessoal e trabalho, nossas rotinas têm se tornado cada vez mais intensas.

Toda essa intensidade, com poucas horas de descanso, somado a busca por alto rendimento, acaba acarretando diversos problemas para saúde, entre eles o estresse, um dos maiores problemas do século XXI.

Aqui na MetLife sabemos da importância de trabalhar esse problema de forma preventiva e, para que isso seja possível, é importante estar atento aos sinais que essa síndrome apresenta. 

Abaixo listamos alguns sintomas que o estresse apresenta para que seja possível efetuar um trabalho concreto e direcionado para o seu time.

Equipe sempre cansada e com rendimento comprometido

Possivelmente, esse é um dos sinais mais claros. É sempre bom lembrar que o estresse pode afetar profissionais de todas as idades, áreas e perfis, por isso ao notar a queda de rendimento é importante aferir como está a demanda de trabalho, se as metas são realistas, entre outros fatores para buscar entender o que está causando o problema. 

Equipe e pessoas com humor instável

O rendimento de um time está diretamente ligado à forma como todos se relacionam e conseguem trocar informações. Por isso, alterações de humor repentinas em diversos membros da equipe podem afetar, diretamente, a forma como a atividades são desenvolvidas.  

Vale prestar atenção na carga de trabalho que cada um tem cumprido e buscar maneiras de criar momentos de relaxamento durante o dia na empresa. Apostar em tarefas fora do escopo convencional de trabalho, pausas para relaxar, ou inserção de exercícios na rotina, pode ajudar.

Insônia, problemas de atenção, memória e concentração

Esse combo de sintomas costuma vir junto e resulta em uma queda drástica de produtividade e empatia. Uma das melhores formas de diagnosticar esse tipo de problema é ter um profissional de saúde disponível para conversar com os profissionais no ambiente de trabalho e notar as tendências de estresse. 

Com a adoção desse modelo de política, como parte integrante da rotina da empresa, manter a mente do time em dia se torna realmente possível.