Evolução de carreira: dicas para manter seus funcionários engajados

Um bom plano de carreira é importante para mostrar como a empresa se importa com o crescimento da equipe

À medida que as empresas evoluíram, o ritmo de trabalho ficou cada vez mais rápido e intenso, repleto de tarefas complementares e que exigem bastante do dia a dia. 

No entanto, esse ritmo intenso também acaba acelerando o desenvolvimento da carreira, algo essencial para manter o funcionário engajado.

Na MetLife entendemos que um plano de carreira bem estruturado é essencial para manter todos engajados e em busca de evolução na forma como desempenham suas funções. 

Por isso é importante para a equipe gerencial estar sempre atenta às possibilidades que sejam capazes de estimular o interesse dos colaboradores, mantendo o engajamento e o desenvolvimento do time.

Saiba o que seus funcionários almejam

Ter sucesso na implantação de um plano de carreira capaz de satisfazer seus funcionários, é importante saber o que eles querem. 

Logo, realizar um trabalho de conversa focado em cada segmento do negócio, para entender os cargos que sua equipe está procurando, seus objetivos de médio e longo prazo e quais competências precisam ser estimuladas para que eles cheguem lá, é essencial para motivar e manter toda a equipe em busca de realizar suas atividades da melhor forma.

Desenvolva um plano de carreira claro e objetivo

Além de desenvolver um bom plano de carreira na empresa, é importante que cada funcionário seja capaz de compreender o que a organização espera dele para que a evolução aconteça. Dessa forma, vale a pena focar em uma estrutura simplificada e que possa ser colocada em prática de forma rápida.

Crie um plano de carreira focados nos pontos fortes

No momento do planejamento é importante levar em conta os quesitos que melhor são aproveitados no dia a dia do funcionário. Ter isso como ponto de partida ajuda na motivação e na forma como cada colaborador irá aplicar seu conhecimento dentro da empresa.

Vale lembrar ainda que estimular o uso dos pontos fortes de forma inovadora, é extremamente interessante para as duas partes e pode garantir boas ideias, desde que estimuladas da maneira correta.

Ofereça treinamentos constantes 

Os funcionários, sem dúvida, compreendem a necessidade de estar atualizados e preparados para os novos desafios que suas funções podem apresentar. 

Por isso, disponibilizar ferramentas que os ajudem a se manter preparados é essencial tanto para a percepção de que suas habilidades estão melhorando quanto pela percepção de que ao chegar em um novo cargo, as competências necessárias para entregar um bom resultado estarão em sua melhor forma.