Conheça 10 exercícios de atenção que vão deixar os funcionários mais produtivos

Algumas práticas deveriam ser usadas em todas as empresas, pois são essenciais para o aprimoramento de equipes

Em um mundo cada vez mais competitivo, as empresas precisam criar um clima de trabalho dinâmico e agradável para todos os seus colaboradores. Para isso, alguns exercícios de atenção são realizados para aprimorar as equipes, deixando-as mais produtivas no dia a dia, o que traz resultados mais satisfatórios.

Nós da Metlife sempre pensamos na prosperidade do seu negócio no mercado, em todos os aspectos.  Por isso, preparamos 10 dicas de exercícios de atenção que devem ser feitos em sua empresa para aprimorar seus funcionários e deixar o ambiente muito mais agradável.

Pratique um olhar generoso dentro da empresa

Generosidade é algo raro hoje em dia, principalmente em empresas. Conhecer as limitações do seu colega de trabalho e saber que ele é um ser humano dotado de qualidades e defeitos como você, é fundamental. Se você perceber algum colega de trabalho passando por alguma dificuldade em desenvolver alguma tarefa, tenha um olhar generoso e ajude-o sem interesse!

Sabia que tem gente ao seu redor?

Perceber a plenitude das pessoas que estão à sua volta é essencial em todos os aspectos. Tenha a consciência de que o mundo não gira ao seu redor e que você precisa dos outros, sempre! Por isso, reconheça o valor das pessoas que circundam você dentro da empresa e as não ignore em nenhum momento.

Aprenda a enxergar os outros em sua totalidade

Você já se perguntou por que é tão difícil enxergamos realmente uma pessoa sempre de forma aberta e sem nenhum tipo de julgamento? A maioria das pessoas têm esse hábito. Enxergar profundamente o outro e reconhecer o nosso não conhecimento sobre ele é essencial. Olhar os outros sem rótulos. Essa é a questão.

Ouça com atenção plena

Diz o velho ditado: “O ser humano tem 1 boca e 2 ouvidos mas nunca se comporta de forma proporcional”. Geralmente, falamos muito mais do que escutamos os outros. Todo mundo quer ser ouvido, mas poucos realmente escutam. Dê mais atenção, escute mais os seus colegas de trabalho, concentrando-se na essência da sua mensagem. Fale menos, escute mais!

Ache interessante não saber de algo

Ninguém sabe tudo de tudo. Isso é fato! Muitas vezes, temos a mania de transformar as histórias dos outros em nossas histórias. Ao invés disso, que tal começar a aceitar mais as coisas como elas são e abraçar as causas dos outros? Ao invés de julgar e opinar sobre tudo, podemos simplesmente aceitar e acolher as outras como eles são.

Exerça a não opinião. Às vezes é importante ficar quieto

Você sabia que nossa opinião pode ser violenta e acabar ofendendo o colega de trabalho? Na maioria das vezes, damos um valor excessivo a nossas próprias opiniões, pois achamos que o mundo gira ao nosso redor. Se o assunto não te diz respeito, prefira não emitir opinião e evite os julgamentos, que só aumentam a ira dos outros.

Não seja a constante de todas as histórias à sua volta

Muitas vezes achamos que somos a última bolacha do pacote, ou seja, que tudo deve ser conforme nossa vontade e que as outras pessoas devem satisfazê-las. Mas não é bem assim e para resolver os problemas da vida, nos esquecemos de algo crucial: a adaptação. Ela pode evitar muita dor de cabeça no dia a dia!

Fundamental: coloque-se sempre no lugar do outro

Ter empatia pelos outros é fundamental em uma empresa. Colocar-se sempre no lugar do colega de trabalho e imaginar você passando por aquela situação. Isso é empatia. É algo que falta em muitas pessoas no ambiente organizacional e é uma das qualidade mais difíceis de melhorar em nós mesmos.

Escolher agir com cuidado

O que realmente importa não é o que a gente pensa, diz, ou sente. O que vale são nossas atitudes perante um problema. Agir com empatia, atenção e cuidado em todos os aspectos da vida é um enorme desafio que deve ser trabalhado diariamente dentro de nós. Boas ações valem mais do que mil palavras, certo?

Saiba agradecer

Pedir com educação é importante, mas agradecer é fundamental. Você já agradeceu hoje por estar vivo, trabalhando, ter um lar, comida no prato e saúde plena? Pois é. Ter senso de gratidão com tudo e com todos ao seu redor é essencial e deve ser praticado sempre, em todos os lugares.

É claro que praticar esses exercícios de atenção não é nada fácil, pois exige esforço, paciência e mudança de mentalidade na forma de enxergar o mundo e os outros. Mas se você começar a praticá-los todos os dias, certamente vai contribuir para um mundo mais humano.

A Metlife sempre pensa em um mundo melhor para todos seus clientes. Por isso, oferecemos diversos tipos de seguros para empresas para que você e seus funcionários fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.