3 perguntas que você deve fazer antes de expandir a sua equipe

Será que vale a pena você abrir uma filial? Pense nisso!

Quando um empresário percebe que o seu local de trabalho está ficando pequeno por causa do volume de produtos estocados, uma saída imediata é desenvolver novas filiais. Com outros pontos físicos, existem mais chances de expandir os negócios, mas para isso é preciso somar o time.

Aqui na MetLife nós torcemos pelo crescimento da sua empresa, mas gostamos quando as coisas são pensadas com cautela antes de tomar uma decisão radical.

Por isso, separamos três perguntas que você deve fazer antes de decidir se vale a pena aumentar a sua equipe.

Eu estou conseguindo extrair o máximo possível da minha unidade inicial?

Será que você está mesmo preparado para ampliar os negócios? O seu empreendimento tem capacidade para crescer? Essas são algumas perguntas básicas antes de colocar a ideia em prática.

Sempre há um momento certo para abrir uma filial, mas para isso a empresa deve estar operando com 100% da capacidade. Saiba que a velocidade da expansão depende do tamanho da sua companhia.

Por exemplo, se você tem uma loja de sapatos com um estoque cheio de produtos e sem espaço para guardá-los, talvez seja a hora de investir em uma nova unidade.

Abro uma nova unidade ou uma franquia?

As franquias viraram sucesso nos últimos anos. Somente em 2018, houve um crescimento de 7% no setor em relação ao ano anterior, conforme os dados da Associação Brasileira de Franchising.

Essa pesquisa mostra como é possível que, caso opte por elas, você tenha resultados positivos. Investir em franquias ajuda na popularização da empresa, deixando a marca conhecida, além de trazer lucros adicionais fora do seu próprio capital.

Por outro lado, ao permitir que outra pessoa administre a sua marca, você pode perder o controle direto sobre o contato com os consumidores, e se isso é uma dedicação constante que lhe faz bem pessoalmente, é necessário repensar nos dois lados da moeda.

Será que vale a pena ter profissionais na sua empresa ou em home office?

O aumento das empresas que contratam profissionais no estilo home office aqueceu o mercado nos últimos tempos. Essa é uma solução constante porque gera diversos benefícios: como a economia em encargos sociais, oferecimento de produtos e serviços, vantagens fiscais, otimização de atividades, redução de desperdícios de recursos, contratação de especialistas e talentos e maior produtividade.

O empregado também conta com benefícios, como fora do ambiente profissional, como em casa ou em um escritório próprio, evitando de enfrentar o trânsito violento e as mazelas do dia a dia nas ruas, além de ficar mais próximo da família.

Portanto, se você está prestes a abrir uma nova unidade da sua empresa, embora acredite que uma quantidade x de colaboradores gera despesas desnecessárias, o home office é a saída ideal.

Reflita bem!

Pense bem antes de tomar qualquer atitude, por impulso ou pressão, as coisas tendem a dar errado. Em caso de dúvidas, consulte sócios e amigos que possam abrir novos horizontes.