Dicas para você flexibilizar o horário de trabalho de seus funcionários

Novos modelos de trabalho fazem sucesso em empresas de todo o mundo. Conheça alguns deles

O mundo está em transformação, e o mercado de trabalho segue esse ritmo. Rotinas cada vez mais aceleradas têm feito muita gente refletir sobre o excesso de tempo dedicado ao trabalho e esse movimento foi captado pelas empresas, sobretudo as que investem em gestões mais modernas. 

Não é à toa que cada vez mais empresários e gestores estejam se perguntando: como flexibilizar a carga horária dos meus funcionários sem comprometer a produtividade?

Nós, da MetLife, estamos atentos às mudanças da sociedade, por isso vamos ajudar você, que é empreendedor, a entender como é possível contribuir para que os seus funcionários tenham mais tempo para dedicar à vida pessoal sem perder o foco no desempenho profissional.

Flexibilize horários, mas exija resultados

Para gerir uma empresa não existem fórmulas ou verdades absolutas.As empresas mais novas e com líderes mais jovens estão percebendo que a flexibilidade na jornada de trabalho, em alguns casos até alternativos, permite bons resultados.

Segundo especialistas, para que um modelo de trabalho com horários flexíveis tenha sucesso, é importante que gestores e funcionários entendam que administrar o próprio tempo exige ainda mais foco.

Portanto, deixe claro para os seus colaboradores que vocês podem negociar um dia de home office e carga horária reduzida às sexta-feiras, por exemplo, mas que as dtas estabelecidas para entregas devem ser cumpridas e metas devem ser alcançadas, sob risco de comprometer não só os resultados da empresa, mas a relação de confiança indispensável neste modelo de gestão.

Planejamento é fundamental

Se você está pensando em adotar uma rotina com flexibilidade de horários na sua empresa, tenha em mente que a atenção à organização deve ser redobrada para que os processos não fujam ao controle. Os profissionais devem ter maturidade e saber se autogerenciar. No entanto, mesmo que tenha plena confiança na sua equipe, não espere a data estipulada para a entrega para avaliar o que foi pedido. Faça reuniões de planejamento e de acompanhamento regularmente, pois isso dá o ritmo para a empresa seguir com agilidade. 

O importante, é que, independentemente do horário que forem executadas, as atividades precisam ser feitas. E, claro, dependendo da função, é necessário, sim, uma regularidade maior nos horários por conta da atividade.

Prepare a equipe para as oportunidades

Nem sempre é possível flexibilizar. No caso de empresas pequenas, com poucos recursos financeiros e de pessoal, nem sempre é possível distribuir tarefas e podem ocorrer situações, como o fechamento de um novo negócio, nas quais a equipe se vê obrigada a trabalhar mais, inclusive em fins de semana.

Você pode compensar oferecendo folgas, por exemplo. Comemorar os bons resultados com a equipe também é uma forma de mostrar que o esforço extra de todos foi importante.

Sempre pensando nas mais variadas necessidades da sua empresa, a MetLife oferece seguros de vidadental e planos de previdência com modalidades adequadas a diferentes modelos de negócio. Conheça e avalie a contratação!