Formas criativas, leves e produtivas de lidar com romances no ambiente de trabalho

As paqueras no local de trabalho podem até dar bons resultados para a empresa, desde que encaradas com maturidade e bom senso

Dentro das organizações, é absolutamente normal termos que lidar com romances passageiros e até duradouros de alguns colaboradores, afinal de contas, vivemos em um mundo moderno. Mas como encarar os romances dentro do ambiente de trabalho sem que eles prejudiquem o andamento das atividades? Mesclar a vida afetiva com a profissional em um mesmo lugar nem sempre é fácil, mas pode ser possível. 

Nós da MetLife pensamos que tudo na vida pode ser diferente ou bem melhor e sempre estamos ao seu lado, em todas as situações. Por isso, você vai conhecer algumas formas criativas, leves e produtivas de encarar os romances dentro do local de trabalho. Um pouco de equilíbrio, maturidade e bom senso não faz mal a ninguém! 

Deixe rolar, mas desde que todos tenham bom senso

Somos humanos e, às vezes, podemos cair em tentação dentro do local de trabalho. O gestor, após descobrir o romance de um casal de funcionários dentro da empresa, deve deixar rolar, mas não pode dispensar uma boa conversa com os dois em particular. Ele deve pedir discrição e bom senso no dia a dia. O ideal é que o mínimo de pessoas saiba do romance, pois quanto mais pessoas souberem mais boatos podem surgir a respeito, o que pode atrapalhar o andamento das atividades. 

Deixe claro quais são as prioridades do negócio

É claro que ninguém deve ser tão radical com nada na vida, pois isso não é nem um pouco saudável. Por mais que o gestor saiba de algum romance dentro da empresa, ele deve deixar bem claro para o casal que a prioridade, pelo menos dentro do horário de trabalho, é o bom andamento das atividades. Desde que as metas sejam atingidas e o clima organizacional seja produtivo, não há nada que proíba um romance caliente. Bom senso nesse caso é crucial! 

Estipule metas diferenciadas

Ao invés de proibir os romances dentro da empresa, o que pode abalar o lado emocional dos envolvidos, que tal inovar e estipular metas diferenciadas para a equipe? Por exemplo, se todos atingirem a meta do mês por três meses consecutivos, você pode fazer um sorteio de um jantar romântico para duas pessoas por conta da empresa. Isso dá muito incentivo à toda a equipe para trabalhar com mais empenho e dedicação. Todos saem ganhando no final das contas. 

Sem preconceitos e julgamentos 

Esse é um ponto delicado. Quando se trata de romances no ambiente de trabalho, preconceitos e julgamentos vem à tona por vários motivos. Independentemente da situação dos envolvidos, o gestor deve ser imparcial e jamais emitir julgamentos. A escolha pessoal deve sempre ser respeitada e o gestor deve ter a maturidade de saber entender isso. Dessa forma, por mais que situação possa causar estranheza no restante da equipe, respeite e não julgue!  

Por mais que seja complicado administrar os romances no local de trabalho, um pouco de leveza, criatividade e sem julgamentos pode fazer bem para toda a empresa. 

A MetLife sempre pensa no seu bem-estar, em todos os aspectos. Oferecemos diversos tipos de seguros para empresas para que você e seus colaboradores fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.