Geração Millennial: você sabe o que eles querem?

Mais conectados do que todas as antecessoras e focados em seus propósitos pessoais. Conheça o que querem os millenials em seu ambiente de trabalho

Desde sempre sabemos que o mundo passa por inúmeras transformações, e o avanço tecnológico tem contribuído cada vez mais nesse processo. Essas transformações influenciam diretamente as diferentes fases das nossas vidas, e representam um desafio diário de convivência com pessoas de várias gerações.

No mundo de hoje, que vive em constante transformação, muito tem se falado sobre a geração Millenial e como esses jovens encaram os mais diferentes aspectos da vida. Por isso, vamos auxiliar você a entender quem são e quais são suas principais características.

Quem são os Millennials?

Os millennials, também conhecidos como geração Y, são a parte da população que nasceu entre 1980 e 1995, em média. Essa turma  cresceu junto com grandes avanços tecnológicos, principalmente a internet.

A nova forma de interagir proporcionada pela internet trouxe grandes mudanças nas nossas relações interpessoais e no mercado de trabalho. Isso influenciou diretamente essa geração, que cresceu muito mais conectada por meio de dispositivos eletrônicos e por esse motivo se viram melhor: buscam respostas para suas dúvidas na internet e não perdem muito tempo com nada.

Os millennials podem ser divididos em dois grupos: os old e os young. Constituem o primeiro grupo as pessoas que nasceram entre 1980 e 1992. Elas foram crianças e adolescentes na década de 90, vivendo uma parte de sua vida sem acesso à internet.

Já o segundo grupo, nasceu entre 1992 e 1995. Sua infância e adolescência aconteceram nos anos 2000, quando a internet já estava dentro das casas de muitas famílias. Então, eles nasceram mais conectados que os old, proporcionando pequenas mudanças em seu comportamento.

Quais suas características principais?

Dedicação ao trabalho

Os millennials são dedicados ao trabalho. Porém, eles precisam sentir que estão sendo úteis e estão crescendo tanto profissional como pessoalmente. Então, se eles estiverem em uma empresa e perceberem que ali não vai ter melhores oportunidades para a carreira, começam a procurar por outro trabalho que os desafiem.

Segurança financeira

Por terem crescido em um tempo de crise, os millennials, principalmente os young, levam a sério a questão da segurança financeira. Por isso, eles estudam sobre investimentos, reveem os planos de aposentadoria e prestam mais atenção aos benefícios que a empresa oferece.

Isso tudo acontece, pois os young, que cresceram com a insegurança da crise tendem a ser mais realistas. E os old, que já estavam entre a fase de adolescente e adulto também viram a crise financeira surgir e mudar o cenário do país.

Benefícios diferenciados

Os millennials também buscam por benefícios diferenciados que vão proporcionar segurança e, assim, poder aproveitar a vida de forma mais leve. Além dos benefícios mais tradicionais, outras opções como horários flexíveis e programas de qualidade de vida, atraem bastante esse público.

Conselhos

Os millennials gostam de conselhos, principalmente de quem já passou pela situação em que estão passando. Se as empresas querem auxiliar seus jovens funcionários, é importante que ela invista em workshops ou consultorias.

Eles também gostam de receber feedbacks sobre seu desempenho. Muitas vezes, eles mesmos vão até seu líder de equipe e questionam se há algo que possam melhorar.

Busca por um propósito

Apesar de gostarem de trabalhar, eles só permanecem muito tempo em uma empresa se aquilo está realmente fazendo sentido para as suas vidas. É preciso ter um propósito para tudo, pois se não, é apenas mais um serviço.

Aos donos de negócios, é sugerido que estude essas características para saber como lidar com seus novos funcionários. As gerações, muitas vezes, precisam se adaptar a questões e ideias novas para conseguirem prosperar juntos.