Gerenciando pessoas remotamente: dicas para garantir entrosamento e rendimento

Confiança e comunicação são quesitos essenciais para o bom funcionamento desse modelo de trabalho

O trabalho remoto já pode ser considerado um modelo não é tão novo assim, mas que vem sendo visto de forma diferente por empresas e funcionários ao redor do mundo.

Com a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar, a necessidade de entender como gerenciar uma equipe à distância tem se tornado importante para manter a produtividade e foco de toda a equipe.

Aqui na MetLife entendemos que esse modelo de trabalho garante mais dinamismo para todos os envolvidos, mas precisa ser mantido de forma saudável e com responsabilidade para que todos possam aproveitá-lo da melhor maneira possível. 

Separamos abaixo algumas dicas essenciais de gerenciamento para suas equipes remotas.  

A comunicação será realizada em tempos diferentes

Esse é um dos principais pontos a ser levado em consideração. Times remotos podem trabalhar em lugares e, principalmente, horários diferentes. Por isso, a comunicação e alinhamento da equipe são essenciais para manter o trabalho fluindo, porém, no caso do gerente, aguardar respostas em tempos distintos e planejar esse tempo deve fazer parte do dia a dia do seu trabalho.

Confie nos profissionais que fazem parte do seu time

Nesse modelo, confiança é essencial. Busque trabalhar com pessoas em quem você confie. Vale levar em conta a comunicação honesta e a facilidade para receber e entregar tarefas. Afinal de contas, se não existe confiança, é melhor repensar o modelo de trabalho para evitar desgastes de toda a equipe. 

Faça reuniões periódicas e acompanhe as demandas

O trabalho à distância demanda algumas conversas com a equipe para garantir que todos estão focados no mesmo objetivo. E claro, essas reuniões precisam ser agendadas com antecedência e focada para ser o mais dinâmica possível, afinal o tempo é importante para quem trabalha remotamente. 

Crie metas claras e passe para a equipe

O local de trabalho muda, mas algumas coisas precisam continuar. Apostar nas metas de produtividade é uma boa maneira de manter o foco da equipe. 

Quando possível, tente um evento presencial

Caso o time trabalhe na mesma cidade ou região, tente algum encontro presencial. Isso gera mais empatia, garante conversa olho no olho, e faz com que o trabalho ganhe ares menos impessoais.