Gerenciar times remotos: a habilidade do futuro

Dicas para gerenciar pessoas em lugares diferentes e mantê-las focada na busca de um único resultado

Você, alguma vez, já realizou alguma das suas funções remotamente? Se ainda não, é quase certo que em algum momento isso irá acontecer.

Com esse modelo de trabalho aplicado cada vez mais ao redor do mundo, surgem as necessidades de entender como gerenciar pessoas espalhadas por diferentes partes do mundo e com diferentes atribuições para que elas sejam capazes de formar um time coeso e produtivo.

A equipe MetLife vê isso como uma tendência que deve integrar cada vez mais a rotina das pessoas, garantindo flexibilidade para profissionais que podem criar e entregar seus trabalhos em qualquer parte do mundo. Por isso elencamos algumas dicas para quem já está de olho na próxima forma de gerenciamento de funções. Veja abaixo.

O que você precisa saber para gerenciar pessoas remotamente

Assim como um time presencial, o time remoto precisa entender que está ligado à outras pessoas. Para que isso seja viável, o gestor precisa desenvolver uma dinâmica capaz de manter a equipe centrada e sentindo-se conectada aos projetos e dia a dia de trabalho.

Outro detalhe importante, definir regras e metas para o trabalho é algo que garante tranquilidade para todos. O trabalho começa com um ideal a ser cumprido e os eventuais problemas que surgem durante o processo podem ser administrados de forma mais direta, justamente por existir um parâmetro a ser atingido.

Encontre as ferramentas certas

O gerenciamento à distância conta com ferramentas que ajudam bastante no momento de monitorar o que está sendo feito, conversar com a equipe, e receber e enviar tarefas sem que exista a necessidade de deslocamento.

Algumas sugestões que podem ajudar de forma direta no desenvolvimento deste processo são aplicativos como o Trello - para gerenciar fluxos de trabalho - e serviços de compartilhamento em nuvem, como Google Drive ou DropBox, o Slack, para viabilizar a comunicação, entre outras possibilidades.

Profissionais mais interessados e produtivos

Apostar em trabalho remoto gera um grande apelo, principalmente entre as gerações mais novas. Em nosso mais recente estudo EBTS, sobre Tendências de Benefícios para Funcionários, identificamos o forte apelo que a flexibilidade de locais e horários trabalho têm sobre a produtividade dos funcionários. Cerca de 58% dos funcionários que participaram de nosso estudo responderam que estes itens são muito importantes para a sua satisfação.

Em conjunto com esse número, é sempre importante levar em conta que, a partir do momento em que a equipe encontra seu fluxo de trabalho, o índice de engajamento do time também costuma subir ainda mais.

Flexibilidade como a chave para o sucesso

Por fim, a possibilidade de ser produtivo sem sair de casa também abre espaço para que a equipe se inspire mais e seja capaz de conciliar a vida profissional com a vida privada de maneira mais orgânica. Equilíbrio ideal para grande parte dos novos profissionais que chegam ao mercado de trabalho.

E claro, a MetLife, por meio das facilidades oferecidas para empresas, como seguro de vida, previdência ou plano odontológico, também pode fortalecer planos de benefícios e contribuir para um maior engajamento das equipes.