Gestão horizontal: como funciona o formato preferido pelos principais talentos do mercado

A modalidade é uma das formas que mais estimula o engajamento dos times dentro da empresa

Num cenário onde os profissionais buscam fazer cada vez mais parte dos processos de tomada de decisão nas empresas, a gestão horizontal surge como uma resposta rápida e estimulante, justamente por priorizar decisões feitas por toda a equipe e acabar com a centralização do poder.

Por isso, nossa equipe MetLife listou alguns dos principais benefícios em instituir esse modelo de trabalho e os cuidados necessários para manter todo o time focado no melhor resultado para a empresa. 

Como funciona a gestão horizontal

De forma básica, a gestão horizontal funciona por meio de tarefas delegadas a times que têm total autonomia para desenvolver e implementar os projetos.

A prestação de contas é dada - em algumas oportunidades - a apenas um gerente operacional, que pode funcionar como um elemento que estimula o trabalho e verifica os caminhos tomados pelo time. 

Fica em evidência aqui que todos dentro da equipe têm total autonomia para desenvolver seus trabalhos e entregar os resultados.

Liderança flexível e papéis mais amplos

O quesito mais impactante nesse modelo é a liderança dos projetos que pode ser compartilhada de acordo com as habilidades dos membros do time.

Isso treina e estimula as capacidades de todas as pessoas que fazem parte da equipe e mantém o grupo focado no objetivo, durante toda a tarefa, justamente por causa das rápidas mudanças estruturais demandadas para que todos sejam capazes de desenvolver seu trabalho.

Times multidisciplinares: Aprendizado e estímulo constante

Equipes compostas por pessoas de diversas áreas funcionam como catalisadoras de aprendizado, estimulando a criatividade e a necessidade de encontrar possibilidades fora da caixa. 

Possivelmente o ponto mais atraente para novos talentos e que colabora bastante para a atração de profissionais que estão em busca de novos desafios.

Cuidados com o desenvolvimento do modelo horizontal

Com a autonomia de cada funcionário em primeiro plano, é importante que alguns cuidados sejam tomados para garantir o melhor desempenho. É importante estar atento no momento da contratação se o perfil do candidato está de acordo com a cultura desse formato de trabalho.

Criar um guia de conduta, claro e direto, para facilitar o gerenciamento de possíveis conflitos e disponibilizar canais de conversa com o RH e com outras posições da empresa para que haja uma movimentação uniforme dentro dessa estrutura de trabalho, também é essencial.