Gestão inclusiva: veja como e por que implantar na sua empresa

Implantar uma cultura de respeito mútuo e ter um bom plano de diversidade fazem parte de uma gestão inclusiva

Em um mundo em que o contato pessoal, às vezes, se torna raro, muito se fala em gestão inclusiva nas empresas.  Mas compreender as diferenças de cada indivíduo nem sempre é algo fácil, na prática. Nas organizações, trabalhar com a diversidade é batalhar para que seja propiciado um ambiente adequado e confortável para todos os empregados.

Nós da Metlife trabalhamos para que sua empresa tenha sucesso no mercado, em todos os aspectos.  Por isso, você vai saber como e por que uma gestão inclusiva deve ser implantada em seu negócio, para que ele seja referência no mercado e disputado pelos melhores profissionais.

Tenha um plano de diversidade bem estruturado

Um plano de diversidade bem estruturado significa a reafirmação do compromisso com a valorização de cada um dos funcionários. Nesse contexto deve existir uma conscientização geral bem como uma disseminação de informações para que aconteça um aprendizado em saber lidar com diferentes pessoas e situações.

A cultura do respeito e do acolhimento melhora a autoestima dos colaboradores. Em contrapartida, eles vão valorizar muito mais a empresa que trabalham.

Implante a cultura do respeito a todos

O conjunto de ações que visa à inclusão promove um ambiente de trabalho totalmente respeitoso para todas as pessoas, que se sentirão muito mais motivadas em fazer parte do seu negócio. Essa considerável melhora do clima organizacional só traz vantagens a curto e longo prazo para sua empresa.

A cultura do respeito entre todos os colaboradores permite muito mais autonomia do funcionário para ser quem realmente ele é, sem medo de julgamentos ou piadas por parte das outras pessoas. Tudo isso contribui para um clima organizacional muito mais prazeroso.

Mostre que sua empresa é contra qualquer tipo de preconceito

A decisão da sua empresa em praticar uma gestão inclusiva significa também a criação da imagem dela mesma como praticante de uma postura ética, contrária a todos os tipos de preconceitos e discriminações.

Nesse contexto, a melhoria da imagem da sua empresa no mercado, vai trazer muito mais credibilidade em seus produtos e serviços oferecidos. Tudo isso impacta positivamente nos resultados e todos saem ganhando.

Tenha novas perspectivas

Sua empresa deve sempre considerar o valor que as experiências de vida de todos os colaboradores pode agregar no seu dia a dia. Essa valiosa bagagem pode ser capaz de resolver problemas através de novas perspectivas e buscar soluções importantes.

Pessoas com histórias de resiliência perante diversos tipos de situação estão sendo agregadas dentro do contexto empresarial. Esse tipo de experiência tende a trazer bons resultados na resolução de conflitos, em uma gestão inclusiva.

Permita o maior engajamento

É muito difícil preencher expectativas com relação ao resultado apresentado por uma equipe, se a empresa não tem uma aceitação dos integrantes da mesma.  O respeito e a tolerância com as diferenças pessoais de cada um, permite que se possa contar com pessoas muito mais engajadas no dia a dia, o que impacta significativamente nos resultados.

A criação de um ambiente que valoriza e respeita a individualidade dos colaboradores é capaz de atrair e reter os melhores talentos, possibilitando a eles a disposição de assumir riscos e o envolvimento necessário para atingirem o êxito.

Sua empresa deve priorizar a prática de uma gestão inclusiva, em todos os processos e setores. Esta iniciativa melhora o relacionamento com os colaboradores e estabelece mudanças de comportamento que garantem maior produtividade e qualidade de vida aos envolvidos.

A Metlife sempre pensa no progresso da sua empresa, em todos os aspectos. Oferecemos diversos tipos de seguros para empresas para que você e seus colaboradores fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.