Ginástica laboral: Como incentivar a equipe a manter corpo e mente em dia

Conheça estratégias para incentivar a equipe a participar dos exercícios

A ginástica laboral consiste em uma sessão de exercícios de curta duração, realizada dentro do espaço de trabalho, e focada em movimentos de alongamento capazes de fortalecer e oxigenar as principais estruturas musculares.

E mesmo com todos os benefícios que essas pequenas pausas geram, é comum encontrarmos uma parcela de funcionários que não gosta ou não executa os exercícios da forma certa.

Pensando nisso, listamos algumas ideias práticas para ajudar a quebrar a resistência com essa prática para o desenvolvimento do bem-estar e da saúde física entre seus funcionários.

Difundindo os benefícios da ginástica laboral

Muitas vezes a resistência acontece pela falta de conhecimento. Por isso, apostar em maneiras de difundir os benefícios da ginástica laboral, para todas as equipes pode ser uma excelente ideia. 

É importante mostrar que os benefícios serão sentidos em longo e médio prazo e não só no trabalho, mas também na vida pessoal.

Redução dos acidentes no ambiente de trabalho

É cientificamente comprovado que a ginástica laboral, além de reduzir problemas por lesão muscular, também diminui o índice de outros tipos de acidentes, isso porque ela também aumenta a atenção das pessoas em diversas esferas.

Integre os exercícios à rotina de trabalho sem obrigatoriedade

Vale a pena começar com os exercícios nos espaços de trabalho sem que as pessoas sejam obrigadas a fazê-los. Assim como uma “brincadeira”, após algumas sessões é quase certo que todas as pessoas das equipes irão se sentir confortáveis para parar seu trabalho por um breve período e realizar a série de exercícios da vez.

Aumento da produtividade durante o período de trabalho

Os exercícios da ginástica laboral, além de deixar o clima de trabalho mais leve, também geram um espaço de relaxamento durante o período de trabalho. Esse fator é diretamente responsável por garantir mais concentração e produtividade.

O início de uma forma mais saudável para se viver

Apesar da possível resistência, vale a pena mostrar para os funcionários que essas pequenas quebras na rotina de trabalho também podem funcionar como um bom início para outras práticas de exercícios voltadas para o desenvolvimento do bem-estar de todos os envolvidos.

Logo, uma sequência de exercícios simples pode mudar toda a rotina de vida das pessoas que aceitam fazer parte da ideia.