Home office é boa opção em dias complicados na cidade

Antecipar-se a problemas que impeçam a chegada de funcionários garante produtividade e segurança em dias de caos

Uma das mudanças mais relevantes do mundo do trabalho, atualmente, é que cada vez mais empresas estão aderindo ao trabalho em remoto, seja para deixar seus funcionários mais contentes, seja para economizar com os custos de manter tanta gente trabalhando junta no mesmo lugar. Uma das opções mais populares é permitir que os funcionários trabalhem apenas ocasionalmente em home office. Além de dar mais qualidade de vida ao funcionário, este modelo também permite que a empresa esteja preparada para manter a produtividade, mesmo em dias muito complicados para o deslocamento de casa até o trabalho.

A MetLife é uma empresa comprometida a pensar junto, com seus clientes, em novas formas de oferecer qualidade de vida no cotidiano do trabalho. Sabemos que mais qualidade de vida significa também funcionários mais felizes e produtividade maior para a empresa. Acreditamos que, com planejamento e competência técnica é possível aliar qualidade de vida e objetivos de negócios. 

Prepare-se para eventos sazonais

Quase tão certo quanto a chegada anual do verão é a ocorrência de enchentes e inundações durante esta estação do ano. Claro, o trânsito da cidade vira um nó e, muitas vezes, deslocar-se implica em perigos relacionados à chuva e a áreas alagadas. 

Para antecipar-se a este tipo de situação, as empresas podem desenvolver modelos e logística de trabalho em remoto para dias como este. Em primeiro lugar, é preciso definir certas formas de conduta, estabelecendo como será a jornada de trabalho de um funcionário que trabalha em casa, assim como eventuais formas de controle, caso a empresa julgue necessário. 

Tecnologia ajuda a controlar tempo de trabalho

Se o funcionário tiver acesso a um ambiente digital da empresa, para logar-se de casa, o próprio sistema de login e log out podem ser usados para controlar o tempo que ele trabalhou no dia. 

Prover um painel de tarefas online para acompanhar atividades previstas, em andamento ou já executadas também é muito útil para gerenciar o trabalho em remoto, principalmente, se ele envolver interação entre diferentes funcionários ou setores. 

Computador próprio ou cedido pela empresa

No caso de trabalho em home office, alguns funcionários usam seu próprio computador e, em outras casos, as empresas oferecem um computador portátil para usar em atividades relacionadas ao trabalho. Esta última situação é mais comum quando é necessário usar softwares específicos ou se o sigilo for fundamental no modelo de negócios. 

É verdade que, nem sempre, o laptop estará à mão quando o funcionário for obrigado a ficar em casa por conta de alguma urgência imprevisível, mas ele será de grande utilidade em situações que possam ser programadas com pelo menos um dia de antecedência. 

Bom para todos

Para o funcionário, é evidente que é vantajoso evitar mover-se pela cidade em um dia em que esse deslocamento implica em algum perigo inusual. Para as empresas, um bom planejamento para o trabalho em home office pode garantir não apenas a produtividade em um dia de caos na cidade, como também evitar afastamentos mais longos em caso de algum inconveniente acontecer neste deslocamento. 

Investir em logística e diretrizes para o trabalho em home office pode significar economias indiretas mais adiante, seja garantindo a manutenção da produtividade em dias complicados nas cidades, seja evitando acidentes pessoais no caminho para o trabalho.