Saiba como identificar os perfis profissionais dentro da sua equipe

Equipe com pluralidade de perfis gera um ambiente mais rico

Em um mundo em que a pluralidade é cada vez mais defendida, faz sentido que esse conceito se expanda ao mercado de trabalho. Se antes, modelos específicos eram o padrão de contratação e sucesso profissional, hoje entende-se que perfis diferentes se complementam e trazem produtividade e um ambiente de trabalho mais rico e saudável.

Na Metlife entendemos que a criação de um melhor local de trabalho resulta em equilíbrio de vida e bem estar. Quanto mais as diferentes características de seus profissionais são estimuladas, novas habilidades podem ser reveladas e a energia e motivação da equipe são renovadas.

Conheça alguns tipos de perfis profissionais existentes para que você possa identificá-los nos membros do seu time e assim otimizar os potenciais de cada um deles:

1. Conquistador

O conquistador é comprometido com resultados e focado nos grandes desafios. Geralmente, ele procura situações que o leve ao crescimento próprio e são detentores de grande conhecimento.

2. Colaborador

O profissional colaborador, como o próprio nome já indica é focado no bem-estar das pessoas. Está sempre em busca de ajudar aos colegas a resolver problemas e é ligado ao aprendizado e a inovações. Mostra desejo de trabalho em equipe como forma de autodesenvolvimento pessoal e profissional. 

3. Especialista

O especialista em sua grande maioria não tem muito interesse em gestão (claro que podem ocorrer exceções). Seu interesse está em executar atividades com cuidado e meticulosidade. Caracteriza-se também por ser racional, voltado aos processos e desafios. Está sempre em busca de se aprimorar na sua área de atuação e ser o expert.

4. Negociador

O negociador está sempre voltado para gerar resultados e fazer trocas vantajosas. Como o termo já dá a entender, ele tem grande poder de persuasão e argumentação, e é bom em estabelecer parcerias.

5. Competidor

O competidor é centrado em resultados, assertivo, motivado por desafios e pela comparação com os demais colegas. E, obviamente, é focado em vencer e ser o melhor sempre.

6. Mantenedor

O mantenedor é identificado pela cautela, persistência e garante a manutenção da continuidade das ações. Usa método e rigor no processo de decisão e consegue identificar talentos de forma organizada e sistêmica. Tende a evitar riscos, buscando segurança.

7. Realizador

O realizador é o famoso "arregaça as mangas e faz". Coloca o planejado em prática, é objetivo e flexível. Com facilidade em delegar, o realizador é também um bom líder.