5 dicas fáceis para incentivar a diversidade em sua empresa

Políticas focadas em inclusão e equidade estimulam inovação e o melhor desempenho das equipes

Não é de hoje que ideias como equidade de gênero e diversidade fazem parte da pauta de empresas (de todos os tamanhos) ao redor do mundo. E nós aqui da MetLife entendemos e apoiamos o quanto isso é importante para um ambiente mais humano, múltiplo e alegre.

Por isso elencamos algumas ideias simples para que sua empresa possa incentivar a diversidade e a equidade de gênero dentro de sua cultura de trabalho e se tornar um lugar ainda melhor.

Inovação como resultado de pessoas diferentes

Nós vivemos em um mundo cada vez mais diverso. Pessoas com culturas, histórias, famílias e vivências diferentes aprendem a criar e a realizar tarefas de formas diferentes. 

Misturar esses elementos, como parte do ambiente de trabalho, faz com que a empresa seja mais inovadora, justamente por estimular novas maneiras de pensar na solução de um problema e gerar trocas entre pontos de vista ainda não explorados.

Analise os números para fazer algo concreto

Quando se pensa em políticas de equidade de gênero e inclusão, é necessário que a ação não fique somente no campo das contratações, afinal de contas diversidade precisa ser algo implementado no todo. 

Por isso, é importante que o incentivo seja também implementado no campo das promoções e cargos de comando. 

Para fazer com que isso aconteça de uma forma orgânica, analise a relação entre números e métricas para apontar diferenças. Por exemplo, a quantidade de homens e mulheres contratados e o número de pessoas que se candidatam às vagas disponibilizadas.

Crie um comitê focado em diversidade

Outra ferramenta muito útil para que a inclusão saia do papel e passe para a prática é a criação de um comitê focado na abordagem do tema e na contratação de pessoas para compor um ambiente diverso.

Empresas como Microsoft, GE e aqui mesmo na MetLife, por exemplo, trabalham com esse modelo de projeto para garantir que iniciativas nos mais diversos âmbitos sejam implementadas, contribuindo para o engajamento dos funcionários.

Conscientize e busque apoio dentro da equipe que já está na empresa

Falar sobre equidade de gênero e diversidade para gestores de equipe, funcionários e profissionais de recursos humanos é um fator muito importante para que eles compreendam o quanto a empresa está em busca de criar esse espaço igualitário.

Vale lembrar que o ato de criar um ambiente para conversa, faz com que as dúvidas sejam sanadas e incentiva toda a equipe a abraçar esse objetivo, gerando apoio para o desenvolvimento de uma ideia de inclusão definitiva dentro da cultura da empresa.

Nós da MetLife encorajamos essa ideia no ambiente empresarial através de ações internas com nossos funcionários, e incentivos comerciais aos nossos clientes por meio do  Pró-Equidade Feminina, que garante desconto para empresas que exercitam a equidade de gêneros.