Inteligência Artificial: sua empresa pode ser impactada por ela?

A Inteligência Artificial já ocupa um importante papel em nossas vidas e traz diversas consequências

Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico em que praticamente tudo é possível ou já foi inventado. As empresas estão tentando se adaptar aos impactos da Inteligência Artificial e aos recursos disponíveis que essa novidade nos oferece. Mas isso pode trazer vantagens e desvantagens, em todos os aspectos. 

Nós da MetLife fazemos de tudo para que sua empresa prospere no mercado, de todas as formas. Por isso, queremos agregar valor no seu a dia a dia e preparamos algumas dicas sobre como amenizar os efeitos da Inteligência Artificial, caso seu negócio seja afetado por ela. 

O que é a Inteligência Artificial? 

Se você está acostumado a associar a Inteligência Artificial aos robôs e outras máquinas que praticamente fazem tudo sozinhas, pode rever seus conceitos, pois ela é muito mais do que isso. 

Podemos dizer que a Inteligência Artificial é a capacidade de um dispositivo computacional que, com a ajuda de programas de última geração e da matemática, podem comunicar, processar informações, otimizar processos, corrigir erros, ter mais precisão e até solucionar problemas. 

Todo esse contexto impactam as organizações de várias formas. A Inteligência Artifical chegou para ficar e todo mundo precisa se adequar às novas regras do mundo moderno, o quanto antes. Conheça alguns dos impactos trazidos por ela para as empresas:

Operações e Logística

A Inteligência Artificial garante muito mais eficácia nas organizações, já que agiliza as atividades e minimiza os erros. Na área da logística e operações, por exemplo, um programa de computador ou um aplicativo pode deixar todos os processos muito mais simples, rápidos e ágeis.

Tudo de uma forma muito mais assertiva do que se fosse feita pelo ser humano. Empresas que trabalham com logística podem se beneficiar da Inteligência Artificial, pois além de ser mais benéfico, as chances de erros nas operações são praticamente nulas.

Preços do serviços

Com o advento da Inteligência Artificial, os preços dos serviços tendem a ser mais em conta para quem contrata. Essa tecnologia diminui massivamente os custos com funcionários, impostos e encargos. 

Como consequência disso, os preços de produtos ou serviços podem ser mais baratos para o consumidor final. Isso significa que sua empresa, com a Inteligência Artificial, pode vender mais, pois os custos de produção serão menores, forçando a diminuição do preço final. 

E a empregabilidade? Como fica?

Esse é um ponto chave importante nessa questão. Por ser uma tecnologia relativamente nova, a Inteligência Artificial ainda traz questionamentos éticos, sociais e morais quanto ao seu uso. 

A utilização de determinadas máquinas pode acarretar na ameaça da empregabilidade de milhares de pessoas. Isso força demissões em massa por todo o mundo, o que traz consequências negativas para a sociedade. 

Mas nem tudo está perdido. Para operar e manter o funcionamento de algumas máquinas e sistemas em que a Inteligência Artificial está presente, são necessárias pessoas especializadas no assunto.

Não existem dúvidas de que a Inteligência Artificial chegou para ficar. Empresas e pessoas precisam se adaptar à ela se quiserem sobreviver no mercado. 

A Metlife pensa que a tecnologia tem seu lado positivo e negativo, tanto para você e sua família, quanto para sua empresa. Por isso, ela pensa em soluções eficazes na hora de proteger seu patrimônio de quaisquer imprevistos. Conte com a gente, sempre!