Entenda como entregar e desenvolver o Marketing de Experiência na sua empresa

Em meio a tantas informações, é preciso mais do que descrever o produto para conquistar o consumidor

Em um mundo que se transforma rapidamente, a sociedade está cada vez mais conectada e saturada de informações. Diante deste cenário, as marcas precisam inovar se quiserem se destacar das demais e chamar a atenção do consumidor.

Não basta mais descrever as funcionalidades de um produto ou serviço. Para convencer o consumidor, é necessária uma abordagem que provoque impacto e arrebatamento.

Essa nova demanda pode ser atendida por meio do marketing de experiência. Quer saber mais sobre o assunto? Confira o artigo que a MetLife preparou para você.

O que é marketing de experiência?

É uma abordagem estratégica das marcas que consiste em conquistar a fidelidade do seu público ao estabelecer com ele uma relação de envolvimento. Para isso são criadas ações que mexem com as pessoas.

O primeiro passo para uma ação e marketing de experiência é conhecer bem os hábitos do público. Afinal, essa nova estratégia é baseada nas sensações exploradas nas experiências de consumo.

O que a marca tem a ganhar?

O marketing de experiência ajuda a aprofundar o vínculo com os clientes. Além de fidelizar, a estratégia consegue encantar o cliente, que passa a defender a marca e fazer marketing espontâneo.

O resultado é o aumento do faturamento, da visibilidade e do engajamento junto aos clientes. A marca se torna mais valiosa, tanto do ponto de vista do mercado quanto do público consumidor.

Os 3 V’s da estratégia de experiência

Para estabelecer um marketing de experiência eficaz, a marca precisa se basear em três guias básicos da estratégia, conhecidos como 3 V’s: Verdade, Vontade e Valor.

Não existe fidelização sem confiança e respeito. O consumidor moderno exige autenticidade e faz barulho nas redes sociais quando se sente enganado. Por isso a verdade precisa ser a premissa das ofertas, promessas e comunicação que o negócio realiza.

A vontade é o sentimento do cliente que pode ser atendido pelo seu produto ou serviço. Ou seja, você tem resposta para satisfazê-la. No entanto, é preciso entender quais são essas vontades e qual o contexto de consumo para definir as melhores maneiras de cativar.

As ações de encantamento que solidificam a escolha do consumidor pela marca representam, por fim, o valor.

Como criar experiências inesquecíveis

Para colocar em prática esta abordagem, Bernd Herbert Schmitt descreveu 5 módulos de possibilidades. Eles podem ser combinados ou isolados, cabendo aos profissionais que desenvolveram a estratégia definir quantos e quais abranger. São eles:

1- Sensorial

Consiste em despertar o consumidor para um contato pessoal com a marca através da utilização dos 5 sentidos (audição, visão, tato, olfato e paladar).

2- Emocional

Ações que despertam sentimentos positivos no consumidor são as que mais engajam. Um exemplo é o da loja de departamentos Marisa, que recebeu a carta de uma cliente mastectomizada e a presenteou com um sutiã especial, gerando aproximação e um case de recuperação da autoestima.

3- Cognitivo

Uma ação cognitiva estimula o público a pensar de forma criativa e diferente e a solucionar os problemas de formas inusitadas. Para isso é preciso gerar discussões e enfrentar tabus.

4- Comportamental

Incentivar diferentes padrões comportamentos e fazer com que os clientes adotem novos estilos de vida proporciona nova percepção e garante boas lembranças da marca.

5- Identificação

É fazer com que o consumidor se sinta representado pela marca. Este módulo representa o nível mais bem-sucedido de relacionamento entre empresa e consumidor. Para gerar identificação, é preciso engajar e gerar  sentimento de pertencimento e comunidade entre os consumidores de um produto ou serviço.

Além de investir em inovação, é importante pensar na saúde e no bem-estar dos funcionários para que o seu negócio prospere ainda mais. Na MetLife, você encontra seguros de vida, dental e planos de previdência com modalidades adequadas a diferentes modelos de negócio. Conheça e avalie a contratação!