Marketing social na empresa: por que fazer?
O marketing social é uma ferramenta que deveria ser bastante usada pelas empresas e não tem interesses comerciais
Vivemos em um mundo cada vez mais competitivo em que interesses sociais ficam para segundo plano, na maioria das vezes. Diante desse cenário, o marketing social é fundamental nesse processo. O problema é que nem todas as empresas fazem uso dele, o que prejudica toda a sociedade.
Nós da MetLife nos empenhamos para que seu negócio seja referência no mercado, em todos os aspectos. Por isso, você vai saber o que é marketing social e quais as vantagens de implantar essa importante ferramenta na sua empresa. Afinal de contas, vivemos em sociedade!
O que é marketing social?
Pode-se dizer que é uma forma de reduzir os diversos problemas sociais que nossa sociedade está acometida. Essa ferramenta costuma ser usada por órgãos públicos e empresas do terceiro setor que trabalham com campanhas de conscientização, doações para necessitados e outros fins.
O marketing social tem motivação única e baseada em uma grande causa social sem fins lucrativos ou interesses comerciais, ou seja, baseada em uma responsabilidade social. O maior desafio é implantá-lo em empresas do setor privado onde, infelizmente, ainda pode-se encontrar bastante resistência por parte dos empresários.
Responsabilidade social
Esse termo diz respeito ao cumprimento das obrigações de todos os indivíduos e empresas para com a sociedade em geral. Essas ações podem ser feitas através de conscientização e comportamentos que promovam o bem-estar social. Todos saem lucrando se cada um fizer sua parte.
Tipos de marketing social e suas vantagens
Saiba por que sua empresa deve fazer o marketing social e quais as vantagens que essa ferramenta tem:
Marketing de filantropia
É caracterizado por uma doação financeira de uma empresa privada para uma entidade filantrópica beneficiária. Essa entidade, que é sem fins lucrativos, deve usar a quantia doada para implantar ações de melhorias e mudanças sociais.
Marketing de campanhas sociais
O interesse, nesse caso, é a veiculação de mensagens de interesse público ou de conscientização sobre algo. Por exemplo, sua empresa pode fazer mensagens que sejam de interesse da sociedade impressas nas embalagens dos seus produtos.
Marketing de patrocínio de projetos sociais
Sua empresa também pode ser patrocinadora de projetos sociais. Você pode firmar parcerias com o governo ou até empresas públicas ou também pode atuar como patrocinadora de algum projeto social. Que tal patrocinar uma campanha que incentiva a leitura ou o esporte em comunidades de baixo poder aquisitivo?
Marketing de relacionamento em ações sociais
Esse tipo de marketing social deve ser direcionado para sua equipe de vendas e tem o objetivo de orientar seus clientes a serem usuários dos serviços sociais disponíveis ou patrocinados por sua empresa.
Marketing de promoção social de produto ou marca
É quando uma empresa usa o nome de uma entidade ou até o logotipo de uma campanha social já conhecida. Isso pode levar ao aumento das vendas e agregar mais valor à sua marca. Nesse caso o marketing social só pode ser usado mediante uma parceria com uma entidade que precise desse tipo de apoio.
Como você deve ter notado, o marketing social deveria fazer parte da cultura de toda empresa privada. Ele só traz vantagens para a sociedade, amenizando os problemas sociais vivenciados por todos nós.
A MetLife sempre pensa no seu bem-estar, em todos os aspectos. Oferecemos diversos tipos de seguros para empresas para que você e seus colaboradores fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.
Tags: