Menos reuniões = maior produtividade. Saiba como aplicar na prática

Pequenas mudanças de comportamento no dia a dia podem levar a uma maior produtividade no ambiente de trabalho

Incrementar a produtividade nas empresas é um tema complexo e bastante discutido nos dias de hoje, além de ser um grande desafio para os gestores. Pode até parecer estranho, mas uma das formas de se obter mais produtividade no dia a dia no trabalho é através de um menor número de reuniões. Veja como é possível aplicar essa teoria em sua empresa com algumas dicas da MetLife. 

Mais ação e menos conversa

O curioso livro chamado “Reinvente Sua Empresa (Rework)”, dos autores Jason Fried e David Hansson, pode inspirar os gestores na mudança daquele velho e obsoleto paradigma das infindáveis reuniões diárias, que, em sua maioria, não levam a lugar algum. Mais ação e menos conversa é fundamental.  

A obra faz diversas reflexões sobre como deve ser uma gestão de sucesso no século XXI e reforça a importância na mudança das perspectivas por parte dos gestores. O problema é que os métodos e regras usados pela maioria das empresas tradicionais estão ultrapassados atualmente. Por isso, é urgente a criação de um novo cenário.  

Aposte na simplicidade

Na vida, quanto mais simples, melhor. Por isso, o livro reforça a ideia da simplicidade em todas as empresas. Quanto mais simples forem os processos, menores serão os desperdícios e prejuízos. Por consequência, a melhoria nos produtos e no resultado final é notória. Aposte na simplicidade, descartando processos complexos demais e faça sua empresa prosperar. 

Otimize os processos

Além de deixar tudo mais simples e efetivamente mais agradável de se fazer, o gestor deve otimizar os processos. E uma forma de perceber a qualidade do trabalho que está sendo executado é pensar no valor da marca para os clientes. Se a imagem dela for positiva é sinal que a produtividade está em alta.  

Ao invés de promover aquelas reuniões que demoram horas, consumindo um tempo considerável de outros colaboradores que poderiam estar se empenhando em resolver em outras questões importantes, que tal se concentrar no que realmente é essencial? Pense nisso! 

Determine o número de reuniões e o tempo de cada uma delas

É claro que reuniões na empresa são importantes e devem ser feitas. Afinal, esse é o momento para expor as ideias e discutir outros assuntos pertinentes à organização. Mas uma quantidade exagerada de reuniões podem atrapalhar a produtividade dos funcionários. Uma boa dica é estabelecer um número de reuniões, bem como o tempo de cada uma.  

Antes de convocar uma reunião, separe os principais assuntos que serão discutidos. Vale lembrar que reuniões frequentes e demoradas demais, além de interromper as atividades dos membros participantes, prejudica bastante a produtividade dos colaboradores. Dessa forma, menos é mais!  

Se você quiser alcançar uma maior produtividade em sua empresa, faça menos reuniões e, quando fizer, seja breve e direto nos assuntos mais importantes. Focar no que realmente importa, esse é o segredo.