Mentoria interna: como procurar ajuda e direcionamento entre colegas de trabalho

Ter alguém com quem contar pode te levar longe de forma mais rápida.

Com a correria que vivenciamos todos os dias, é comum não nos darmos conta que se tivéssemos alguém para nos orientar na carreira profissional poderíamos ir mais longe de forma mais rápida.

Nós da MetLife compreendemos que é importante ter um mentor. Ainda mais quando isso se dá entre colegas de trabalho. Ter um mentor vai te auxiliar com suas dúvidas e a ser um profissional melhor.

O que é mentoria?

A mentoria tem como objetivo ajudar outra pessoa a alcançar suas metas, ao aprimorar seus conhecimentos e mostrar o caminho que ela pode seguir. Assim, temos o mentor e o mentorando.

O mentor é a pessoa mais experiente, que já passou por diversas situações e que pode auxiliar outra pessoa a chegar onde ele chegou. Já o mentorando é a pessoa que está no início da carreira e precisa de uma ajuda para enxergar melhor os próximos passos.

Como encontrar um mentor no trabalho?

Quando estamos no início da carreira é comum termos muitas dúvidas sobre como aumentar nosso desempenho, ser mais produtivo, traçar as estratégias a fim de atingir nossos objetivos e qual o próximo passo a ser dado.

Nessa situação, ter um mentor faz com que possamos ouvir uma pessoa que já passou pelo que passamos e, assim, podemos ter alguém para nos ajudar a decidir o que fazer e para nos ajudar a crescer profissionalmente.

Geralmente, quem é estagiário acaba por ter um mentor, já que ele é uma pessoa totalmente inexperiente e precisa de alguém para auxiliá-lo. Mas mesmo que você não seja um estagiário pode encontrar um mentor em seu trabalho para te dar conselhos e te ajudar com seus pontos negativos.

Sendo assim, procure por alguém em que se sinta mais à vontade para conversar e que seja mais experiente que você. Se possível for, escolha alguém que passou pela mesma carreira que você pretende traçar. Isso vai lhe ajudar ainda mais, pois ele conhece os desafios pelos quais você precisará passar.

Assim que escolher alguém, converse com seu colega e veja se ele está disposto a te ajudar. Dessa forma, você pode pedir conselhos sobre a sua carreira atual, sobre seu futuro profissional e até sobre dúvidas em tarefas do dia a dia.

Quais os benefícios da mentoria?

Quando estamos iniciando uma carreira temos poucos conhecimentos sobre o dia a dia de trabalho e sobre a trajetória profissional. Se tentarmos fazer tudo sozinhos, acabamos levando muito tempo para aprender certas coisas que poderiam ser aprendidas mais rapidamente se alguém nos dissesse como fazer.

Por isso, através da mentoria, é possível ter uma visão melhor do nosso trabalho, de nós mesmos e do futuro profissional.

Isso não quer dizer que não vamos mais cometer erros e que tudo será fácil, mas sim que teremos alguém para nos auxiliar a cometer menos erros, a perder menos tempo em coisas que não vão valer a pena e a planejar o que será preciso fazer para atingir nosso objetivo profissional.

Se a empresa em que você trabalha não tem muitas pessoas com conhecimento maior que o seu, é possível encontrar um mentor fora dela. Apesar de não conviver com você, ele pode te dar excelentes dicas.